17 de Novembro – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

0
Slider

Dia 17 de novembro é comemorado o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Este foi o principal motivo para que o mês de novembro fosse escolhido o mês da campanha de conscientização realizada em diversos lugares do mundo, o Novembro Azul.

O objetivo é alertar a sociedade e principalmente os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O movimento surgiu na Austrália em 2003 e a proposta da campanha Novembro Azul, é trazer um debate e informação sobre câncer de próstata e outras doenças masculinas como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos

A situação não está nem um pouco azul no Brasil, quando o assunto é o câncer de próstata., O câncer de próstata é o segundo que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos

O Alerta vermelho é do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que prevê o registro de mais de 61 mil novos casos no país em 2016/2017.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas de rastreamento da doença e maior conscientização da população masculina.

 

COMO PREVINIR O CÂNCER DE PRÓSTATA

Câncer de próstata diagnosticado no início pode ter 90% de chance de cura

Uma das formas de prevenir o câncer de próstata é aderir a uma alimentação saudável, incluindo no cardápio alimentos saudáveis, como por exemplo o tomate, rico em licopeno, tem sido associado a uma redução do risco do desenvolvimento de tumores na próstata. Outros alimentos como soja, chá verde, alho, cebola e brócolis também podem ter efeito protetor de câncer de próstata, segundo estudos epidemiológicos.

Agora o mais importante é Exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que deve ser feito anualmente em indivíduos acima de 50 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia .

Aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos.

Seis sintomas do câncer de próstata

  1. Vontade frequente de urinar 
  2. Impotência Sexual
  3. Urina com sangue
  4. Dor na região lombar
  5. Dormência nas pernas e nos pés
  6. Incontinência urinária ou fecal
                ATENÇÃO!

  Ausência de sintomas não

garante que não há problemas.

Por isso, faça exames preventivos

e cuide de sua saúde.

 

Orientações da Sociedade Brasileira de Urologia é para pacientes diagnosticados com tumores de baixo risco a visão contemporânea é o oferecimento do regime de observação vigilante como conduta e consiste de avaliações periódicas por meio de toque retal e dosagens do PSA, reservando-se a ressonância magnética da pelve e/ou biópsia prostáticas para ser realizada em intervalos variados.

O tratamento definitivo deve ser indicado caso seja identificada progressão da doença em pacientes com expectativa de vida maior que 10(dez) anos, poupando pacientes com tumores “indolentes” das conseqüências do tratamento.

Por outro lado, pacientes portadores de tumores classificados como de risco de progressão alto ou moderado podem, em fases iniciais, serem adequadamente tratados e curados.

 

Enf. Esp. Sirli Resin/Canal do Sul

Fontes:

http://portaldaurologia.org.br/destaques/nota-oficial-2017-rastreamento-do-cancer-de-prostata/

http://www.mutari.com.br/blog/curiosidades/novembro-azul

https://saltitandocomaspalavras.blogspot.com.br/2015/11/novembro-azul-conscientizacao-prevencao.html

[ad id=”5326″] [ad id=”5320″]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Slider