5 Dicas Para o Marketing do Massoterapeuta

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Colunista: Karoline Costa
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É muito comum o profissional se confundir na hora de pensar sobre seu marketing ou até mesmo achar que é complicado demais. Marketing para clínicas, por exemplo, é diferente e mais complexo do que marketing para o massoterapeuta autônomo.
Muitas vezes o profissional se perde na hora da organização e criação do seu marketing por pensar que precisa desenvolver estratégias que clínicas de massagem mais robustas precisam.

Por que devo saber marketing para massoterapeuta

Existem crenças muito comuns no mercado da massoterapia que acabam prejudicando o profissional massoterapeuta que deseja crescer. Uma delas é achar que não precisa desenvolver a sua imagem profissional e dar conta do seu marketing da forma correta.
A maioria dos massoterapeutas que não conquistam os resultados desejados ainda acreditam que apenas com técnicas de massagem mais avançadas e conhecimento em saúde eles chegarão nos seus objetivos.
Esse tipo de pensamento dava certo no século passado, quando o número de profissionais era muito mais baixo e a quantidade de informações no mundo era muito menor. Hoje não é mais suficiente ser muito bom no que faz, é fundamental parecer muito bom também.
É exatamente aí que entra o marketing para massoterapeutas. Existe uma diferença muito grande entre ser um ótimo profissional massoterapeuta e parecer ser um. Você também precisa parecer para que seus clientes queiram investir nos seus serviços.
Uma extensão da crença anterior é a famosa frase “vou fazer uma massagem incrível e as pessoas vão indicar meu trabalho”. As pessoas podem até indicar, porém, isso não está no controle do massoterapeuta e muito menos tem alguma previsibilidade.
Com o marketing feito da forma correta é possível aumentar a previsibilidade de quantos clientes você terá e quanto tempo levará para chegar na meta. Além de poder aumentar o preço do seu atendimento de massagem com mais tranquilidade e ser lembrado pelos seus clientes e potenciais clientes.

Marketing para Massoterapeuta vs Marketing para Clínica

Tudo começa pela clareza da diferença entre os objetivos que você tem como massoterapeuta e os objetivos que uma clínica ou profissional de outro segmento possui.
Uma clínica com 5 salas para atendimento e 5 profissionais massoterapeutas tem uma necessidade diferente da sua. É muito comum o massoterapeuta se colocar “no mesmo cesto” e achar que precisa fazer as mesmas coisas que vê clínicas de massagem fazendo.
Imagine que uma clínica precisa executar estratégias para conquistar 25 clientes ou atendimentos de massagem por dia – considerando 5 para cada profissional massoterapeuta. Quantos clientes você precisa como massoterapeuta autônomo?
Uma clínica de massagem precisa investir muito mais em campanhas, marketing digital, marketing de indicação e divulgação para manter o fluxo do que você. Como massoterapeuta autônomo o seu marketing precisa garantir, normalmente, de 3 a 6 pessoas por dia.
Outra influência que pode gerar desgaste e até mesmo travar o massoterapeuta é se basear em influenciadores digitais. A crença de que é fundamental usar redes sociais para crescer profissionalmente é o maior mito que já ouvi até hoje – exatamente o que você vai saber agora.

Marketing para Massoterapeuta: 5 Estratégias

Agora você terá dicas de como fazer o marketing para massoterapeuta autônomo de forma prática e simples. Para aumentar seus resultados é fundamental saber quem é seu público ideal para atendimento.
O público certo tem tudo a ver com marketing para massoterapeuta. Sem isso, você simplesmente estará na completa escuridão.

1) Parceria com Negócios Estratégicos:
O atendimento presencial é uma das formas mais rápidas de obter resultados – se o serviço e a estratégia for bem executada. Como a massagem é uma atividade sensorial ela gera impacto emocional e engaja as pessoas.
Isso pode ser usado a favor do massoterapeuta para obter mais clientes e se posicionar de maneira estratégica. Realize campanhas periódicas em locais externos também para ser lembrado pelos seus clientes e ser visto por mais pessoas.
A sensação de “eu vejo você em todo lugar” é muito positiva quando se fala de marketing. Vários pontos de contato trazem a sensação de que você é conhecido e muito bom no que faz.

2) Parceria com Profissionais Estratégicos:
Além de acrescentar os motivos citados acima, essa estratégia posiciona você ao lado de outro profissional da saúde, o que ajuda a levar uma imagem mais multidisciplinar para a massoterapia e para a importância que você dá para saúde.
Além de elevar sua marca pessoal – caso o profissional parceiro seja relevante – também ajuda a criar uma rede próspera de indicações.

3) Participação em Feiras:
Que tipo de feira ou evento o seu público frequenta? Esteja nesses eventos. As vezes é necessário pagar para montar um stand ou até mesmo atender gratuitamente: se o seu público estiver lá valerá à pena. Eventos são ótimos para se posicionar como profissional, prospectar contatos de pessoas novas e também criar movimentos online, se você já estiver com esse canal – o digital – bem fluído.

4) Material Impresso:
Entre fazer materiais impressos de baixa qualidade e não fazer, eu recomendo que você não faça. Os materiais impressos ancoram o preço e a qualidade do seu serviço. Como o serviço não possui uma embalagem própria – por se tratar de algo volátil e não um produto – o cliente busca nos elementos tangíveis e visuais uma ideia sobre o serviço.
Se o folder é feito em um papel muito simples “o serviço é simples e barato”, se ele é em um papel premium “o serviço é premium e mais caro”. Tudo depende de como você quer se posicionar e ser lembrado pelo seu cliente: barato ou caro.

5) Apresentação dos Serviços – Relação Investimento-Imagem:

O investimento do serviço precisa estar coerente com tudo aquilo que aparece. Imagine que alguém apresenta um catálogo com seus serviços, em uma pasta com capa de madeira nobre no estilo cardápio, com o design incrível e profissional e ainda aromatizada… Depois de apresentar essa pessoa cobra de você R$50,00 pelo atendimento.
Você se assusta com o preço. Essa apresentação facilmente é de um serviço premium, de R$150,00 a R$250,00 e estaria disposto a pagar isso. Essa apresentação acabou de gerar um ponto de incongruência.
O contrário é verdadeiro: se você apresentar seus serviços em uma folha impressa preto e branco e cobrar R$250,00. É uma apresentação de serviços de baixo custo.

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