Andréa Debiasi é a nova colunista do Canal do Sul

0
Slider

Olá, leitor do Canal do Sul!
É com muita alegria e satisfação que iniciarei a partir dessa semana a coluna quinzenal ‘Português sem dúvidas’. Por isso, gostaria de me apresentar para que você possa compartilhar comigo o gosto pelo conhecimento nesta área.
Sou a professora Andréa Debiasi, formada em Letras Italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (Florianópolis), em 2003. No decorrer da minha primeira graduação, fui bolsista em bibliotecas setoriais da Universidade, o que me oportunizou o contato com o universo da leitura, o qual já me encantava desde a escola. Neste mesmo ano, a convite, fui trabalhar na Biblioteca da Fundação Educacional Barriga Verde – Febave. Neste local, comecei a entender o universo da educação, desde o infantil até o ensino superior, encorajando-me, em 2004, a complementar meus estudos com a Especialização em Ciências dos Saberes da Educação. Ainda assim, impulsionada pelas atividades desenvolvidas, senti necessidade de compreender mais a educação. Por isso, de 2006 a 2010, cursei Pedagogia no Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
Inserir-se profissionalmente na área da educação te motiva permanentemente a estar atualizado. Com isso, decidi ir além e, em 2013, iniciei o curso de Mestrado em Educação, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc (Criciúma), finalizado em 2015. Neste mesmo ano, ingressei no curso de Doutorado em Ciências da Linguagem, da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (Tubarão), o qual foi concluído em setembro de 2020, período em que também comecei a trabalhar na Prefeitura, no setor de Cultura, assumindo como Diretora em maio deste ano.
A leitura e a escrita sempre foram extremamente necessárias e constantes, em toda a minha trajetória acadêmica e profissional, para elaboração de artigos, pesquisas e desenvolvimento de projetos, dentre outras atividades. Com isso, ser revisora de textos tornou-se, também, uma atuação há mais de dez anos. Assim como, paralelamente, lecionar em cursos técnicos e de graduação; elaborar provas para concursos públicos, corrigir textos acadêmicos e livros, atividades relacionadas às áreas de comunicação e linguagem.
Todas essas experiências me motivaram a querer compartilhar com mais pessoas a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa, essencial para as nossas vidas (pessoal e profissional).
Portanto, firmo contigo leitor, o compromisso quinzenal de, juntos, estarmos com o ´Português sem dúvidas’.
Forte abraço!

Slider