Campanha de vacinação contra o sarampo inicia em Orleans

0
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.
Slider

Iniciou ontem a vai até o dia 25/10 a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade 4 anos, 11 meses e 29 dias

 

Em parceria com o Ministério da Saúde e Governo do Estado a Secretaria de Saúde de Orleans, começou, ontem, a campanha de vacinação contra o sarampo. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba, as doses estão disponíveis nas unidades de saúde São Lucas São Francisco, Santa Luzia e Nossa Senhora Aparecida.

Conforme a secretária da saúde, Luana Debiasi, esta Campanha é uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no Brasil e será realizada em duas etapas. “Na primeira, serão vacinadas crianças menores de 5 anos, no segundo período, que começa em novembro, o público-alvo são pessoas entre 20 e 29 anos.

Dia “D”

O “Dia D” Mobilização Nacional da Campanha acontece no sábado 19, das 8:00 às 17:00 hs, em todas as salas de vacina do município. Informações da Secretaria da Saúde, especificamente para as crianças com 6 meses a menores de 5 anos. O Adjunto da saúde, Fernando de Fáveri, conta que os pais e responsáveis são importantes no processo de controle dessa doença pedindo para “comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”. No dia 30 serão vacinados adultos jovens na faixa de 20 e 29 anos de idade.

A coordenadora Imunização de Orleans, Sara Pavei, reforça a segurança da vacina. “A vacina é segura e feita com vírus vivo atenuado”. Ela conta que as pessoas são orientadas a procurar o serviço de saúde mais próximo em eventual mal-estar ou início de sintomas de reação a vacina”, relata.

Assessoria de Comunicação | Robson Lunardi

Slider