Cocal do Sul: concluída vacinação nos idosos

0
Slider

No feriado do Dia do Trabalhador, o grupo correspondente à faixa etária de 60 e 61 anos recebeu a vacina contra a Covid-19 

Neste sábado, 1º de maio, o dia foi de sol e tempo bom, muitos aproveitaram para descansar e passar o dia com a família. Mas para os idosos de 60 e 61 anos o dia de hoje foi mais do que isso: foi o momento de receberem a vacina contra a Covid-19. O município de Cocal do Sul realizou mais um drive-thru, na Rua Província de Bérgamo, próximo à Polícia Militar, na região central.

A ação iniciou às 8h e seguiu até às 13h. Ao todo, foram imunizadas 407 pessoas de 60 e 61 anos, seis pessoas de 65 a 69 anos e uma pessoa de 70 anos, totalizando 414 pessoas vacinadas com a AstraZeneca.

Para Jurandir de Paula, de 61 anos, o momento de receber a primeira dose foi muito importante e ele avalia que a vacina chegou rápido. “Eu estava muito ansioso, estou muito feliz por ter recebido a vacina e vou continuar tomando todos os cuidados”, declara.

Jorge e Aliria da Rosa, casal de 61 e 60 anos respectivamente, foram juntos hoje receber a vacina e estavam na expectativa de serem imunizados. Já a Suzana Lúcia Amboni, de 60 anos, foi acompanhada pela filha neste momento especial e afirma que a vacina representa esperança. “Agora vou seguir me cuidando mais ainda, já que estamos aguardando a chegada da minha segunda neta, a Maria Olívia”, comenta. A partir de agora, os que receberam a segunda dose deverão aguardar cerca de três meses para receberem a segunda dose.

“Aquelas pessoas que não conseguiram fazer a vacina contra a Covid-19 até esse momento e já passou a fase da sua faixa etária, e que têm acima de 60 anos, devem deixar seus nomes com as agentes de saúde para que na próxima etapa elas possam ser chamadas para fazer a vacina, elas serão atendidas”, frisa a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, Gilmara Viel.

Na segunda-feira irá acontecer mais um drive-thru para a aplicação da segunda dose nos idosos de 67 anos de idade. É obrigatório levar a carteira de vacinação comprovando a primeira dose, além de um documento com foto e o cartão do SUS.

Além disso, também está acontecendo no município a campanha de arrecadação de alimentos, o “drive-thru solidário”, que é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social. As pessoas podem levar alimentos não perecíveis, que serão destinados a famílias que que necessitam de ajuda. Muitos aproveitaram este sábado para fazer a sua parte e transformar alimentos em esperança, porém a campanha irá continuar e todos podem contribuir.

Slider