Como usar saia midi? | Por Vinicius Lima

0
Slider

Por Vinicius Lima

Em geral, eu não curto muito esse lance de certo e errado na moda. Até porque já vi o que antes era considerado errado, de repente passar a certo, bastando a “peça problema” ser adotada por algum estilista famoso em sua última coleção.

Mas no caso da saia midi, que é mesmo uma peça difícil de vestir bem toda mulher, é recomendável prestar atenção em algumas dicas para sair de casa sem se sentir uma “maria-mijona” (gíria carioca do tempo da minha avó, que se usava para falar de alguma mulher quando ela estava vestindo uma saia muito comprida).

A grande maioria das mulheres tem medo de usar a saia midi, e não sem razão, por vários motivos: dependendo da peça pode mesmo deixar o quadril mais largoachatar a silhuetaencurtar as pernas e deixar o look com um ar muito senhorilTuuudo o que a gente não quer!!! Não é mesmo?! Mas como a gente vê por aí cada vez mais e mais mulheres usando as suas saias midis em produções lindíssimas, então, como fazer para vestir e arrasar?

 

O que é uma Saia Midi?

Primeiro, o que é uma saia midi? A saia midi é aquela em que o comprimento começa logo abaixo do joelho e vai até mais ou menos o fim da panturrilha. O termo ‘midi’ vem do inglês “midi skirt” e significa “meio”, ou seja, é toda saia, ou mesmo vestido, em que o comprimento fica em qualquer altura da nossa batatinha da perna.

Muitas mulheres acham que qualquer saia rodada é midi, mas isso não é verdade. Se a saia for rodada, mas tiver o comprimento acima do joelho, ela é, na verdade, apenas uma saia godê.  O mesmo vale para uma saia justa. Se ela tiver o comprimento acima do joelho, ela é não é midi, mas sim uma saia lápis.

Mas uma saia pode ser godê e midi, lápis e midi, assimétrica e midi, plissada e midi, desde que o comprimento da barra bata em qualquer altura da panturrilha. Ou seja, o termo ‘midi’ se refere ao comprimento da saia e não a modelagem da peça.

A saia godê midi, por exemplo, é uma peça muito feminina, perfeita para compor um look ladylike. Já a saia lápis midi tem um apelo bem corporativo, com toda a discrição que certos ambientes de trabalho exigem, mas como é ajustada no corpo, mantém todo o charme e feminilidade da mulher.

Porém, devido ao comprimento, todas as saias midi têm a tendência de  “cortar” o corpo bem na altura das pernas, achatando a silhueta, isso se a mulher não tomar alguns cuidados.

 

Dicas De Como Usar A Saia Midi:

Dica #1: Quanto À Altura Da Saia Midi

Essa é a principal dica, na minha opinião. A altura da barra tem muito a ver com o resultado final do seu look. É uma questão de proporção. Esse simples detalhe pode fazer toda a diferença.

Se você tem menos de 1,65 m de altura, e quer aparecer mais alta, faça a barra da sua saia terminando logo abaixo dos joelhos, bem na marca da dobra das pernas.

Já se você tem 1,65 m ou mais, e quer parecer um pouco mais baixa, use a saia com o comprimento batendo 5 a 7 cm abaixo dos seus joelhos.

Mas essa dica não é uma sentença. Se você não tem nenhum desconforto com relação a sua altura, você pode e deve usar a saia midi no comprimento que mais gostar. Analise de frente para o espelho. Pode até prender a barra com um alfinete em várias alturas para ver com qual que você se sente mais bonita.

Se você for baixinha e quer usar a saia no meio da panturrilha, mas tem receio de parecer achatada, tente adotar outras dicas para alongar sua silhueta. Falo sobre isso a nas próximas dicas.

Saia Midi com comprimento ideal para as mais baixinhas

 

  • Dica #2: Marque Sempre A Cintura

Procure usar sua saia midi com modelos de top mais sequinhos, deixando a cintura em evidência. Isso evita que a peça confira um volume inexistente ao seu corpo, deixando-o ainda mais feminino. Você pode usar um cinto para marcar ainda mais a cintura. Essa dica também ajuda a deixar o corpo com uma melhor proporção.

Saia Midi no comprimento mais adequado para as mais altas

 

  • Dica #3: Looks Monocromáticos

Sugestão especial para as mais baixinhas, para disfarçar o corte brusco da silhueta. Os vestidos midi são ainda mais perfeitos.

 

  • Dica #4: Use E Abuse Dos Decotes

Como a saia esconde bastante a pele, decotes, principalmente os modelos em “v” e canoasão sempre uma boa opção, para tirar a sobriedade excessiva da peça. O top cropped (curtinho) também é uma excelente combinação.

 

  • Dica #5: Aposte No Saltão

Outra dica preciosa para as mais baixinhas é usar sapato com salto, já que equilibra a silhueta, deixando-a mais alongada.

Mas se a sua intenção for dar a impressão de ser ainda mais longilínea, use saltos sem tiras nos tornozelos (como os scarpins e peep toes), e de preferência na cor nude (cor da sua pele), pois o tom não contrasta com a pele aumentando ainda mais a ilusão de óptica da altura.

As sandálias altas com tiras bem fininhas nos tornozelos também compõem muito bem com todos os modelos de saia midi, mas já não alongam tanto quanto os scarpins e peep toes.

É possível usar saia midi com sapatilhas, mas o ideal é que a mulher não seja muito baixinha. Se for, procure manter a altura da saia logo abaixo dos joelhos. Sapatilhas da cor nude alongam um pouco mais do que as de tom contrastante. Um top sequinho e/ou cropped, ajuda a deixar o corpo mais esguio. Se tiver um decote é ainda melhor, pois dá mais leveza para a produção.

Mas saia no meio da panturrilha eu acho que fica melhor com salto, principalmente se a mulher for mais cheinha.

Se for usar com botas, escolha uma no mesmo tom da saia para alongar.

Saia Midi com sapatilha

 

Looks Com Saia Midi Para Inspiração:

 

Saia lápis midi
Vestido midi
Saia midi godê com camisa
Saia midi com T-shirt – a camiseta tira totalmente o ar mais careta da peça
Saia plissada midi em vários comprimentos – para não criar volumes indesejados o tecido tem que ter bom caimento
Saia midi com top cropped

Versatilidade

A saia midi é uma peça versátil e dá para usar em todas as estações brasileiras, dependendo dos complementos. Com a jaqueta de couro forma uma dupla antenada, pois a masculinidade da jaqueta equilibra o ar muito mulherzinha da saia.

Segue essas minha suuuuuuper dica!! Espero que tenham gostado….

BY Vinicius Lima

Slider