Comunicação Assertiva no Relacionamento Amoroso | Por Clarize Aparecida Carvalho Padilha

0
Slider

O assunto de hoje, refere-se sobre a comunicação assertiva no relacionamento amoroso, quando existe falha na comunicação do casal, há muitos conflitos, por este motivo a comunicação assertiva é tão importante nos relacionamentos.

Comunicação Assertiva
A comunicação é uma linha muito tênue, pois não basta apenas transmitir a mensagem, é necessário que aquilo que você fala seja coeso.
Assertividade pode ser entendida como uma linguagem clara e direta, as pessoas assertivas vão direto ao ponto, dizem aquilo que pretendem, com clareza e segurança, respeitando o outro.
A partir do momento que você se comunica de forma assertiva, você não deixa espaço para dúvidas ou conflitos. Você acaba passando sua mensagem ao outro de forma coerente, e o que você fala é compreendido, sem restar dúvidas.

Comunicação Assertiva nos relacionamentos amorosos
Relacionamentos a dois pode ser difícil, pois são duas pessoas que pensam diferente, são de famílias e culturas distintas, é valido dizer que, mesmo assim, é possível haver harmonia no relacionamento com a comunicação assertiva.
Os conflitos podem ser resolvidos de forma assertiva, é ideal falar ao companheiro o que está sentindo, muitos relacionamentos acabam pela falta de diálogo ou pela omissão dos sentimentos.

Aprenda a falar dos seus sentimentos
Fale com o seu companheiro, diga a ele, como você se sente diante das situações do cotidiano, converse a respeito do que você percebe no relacionamento de vocês dois. Expressar os seus sentimentos de forma assertiva é essencial, para resolver os problemas no relacionamento.

Pense antes de falar
É fundamental pensar antes de falar, pois quando estamos nervosos falamos o que não devemos, e isso pode causar arrependimento, se você está apreensivo, e não tem consciência de que ao ser hostil, pode deixar o seu companheiro muito mal, espere um pouco e converse com calma depois.

Resolva seus conflitos
Uma das coisas que gera mais conflitos nos casais é o fato de não resolver os seus problemas, seja assertivo, resolva tudo hoje, não deixe os seus problemas de lado, isso pode afetar o seu relacionamento, lembre que tudo pode ser resolvido através da conversa.

Usar a empatia no relacionamento
Seja empático com o seu parceiro, se coloque no lugar dele, já parou para pensar se fosse com você, como se sentiria em tal situação? Ao ser um parceiro empático, você pode evitar muitas brigas no seu relacionamento, reflita um pouco nisso.

Caso você tenha dificuldades de se comunicar de forma assertiva, nos seus relacionamentos amorosos e interpessoais é interessante buscar ajuda de um profissional.

Slider