Driblando os dias frios, sem culpa! | Por Liliane Pereira

0
Nutricionista Liliane Pereira
Slider

Friozinho, preguiça, é nessa hora que a maioria das pessoas estão vulneráveis a se empanturrarem de tranqueiras com o intuito de se manterem aquecidas!
Sopas e miscelâneas repletas de gorduras, caldos quentes, doces, chocolates quente são as gordices mais cotadas nessa época.
Vale lembrar que é nas baixas temperaturas que se é mais propenso a perder peso, claro se tiver um controle intenso no que se está ingerindo ao longo do dia.
Isso, porque o organismo gasta mais calorias para se manter aquecido.
Ah, mas nem tudo está perdido! Ainda assim há como se aquecer em dias frios sem pesar tanto a consciência; com a ingestão de algumas preparações mais leves como sopa de legumes, caldos magros, versões mais saudáveis que mesmo assim não deixam de ser tão apetitosas.
Uma outra, alternativa é o chá da vovó, existem alguns chás, que além de manter o corpo hidratado e aquecido, ajudam a acelerar o metabolismo e a queima de gordura, tal processo é conhecido como termogênese.
Porém, alguns desses de chás não são indicados para indivíduos predispostos a hipertensão, pois, pode refletir num aumento da pressão arterial.
E também, caros leitores, para quem apresenta algum sinal de distúrbio no sono, os chás termogênico não são indicados.
Vale lembrar, que para evitar insônia os chás termogênicos devem ser ingeridos antes das 17 horas.
Um outro fator importante que também deve ser considerado, é o volume de ingestão ao longo do dia, não passar de 2 xícaras de 250 ml diariamente, e alternar com outros chás (frutados, camomila, erva cidreira) ao longo da semana (um dia sim um dia não) afim de evitar uma sobrecarga hepática.

Que tal se manter aquecido e sem nenhuma culpa nesses dias mais frios? Deixei 2 sugestões de receitas para ninguém sair da linha:

Chocolate quente termogênico
1 xícara de 200 ml de leite de coco
50 ml de água
1 pitada de canela em pó
1 colher de cafezinho de cacau em pó 100 %
1 pitada de mel ou 1 colher de cafezinho de açúcar demerara
1 colher de cafezinho rasa de amido de milho

Modo de Preparo
Numa panela em fogo baixo, diluir o leite de coco, a água, com o cacau em pó e o amido de milho, juntar os demais ingredientes e mexer até engrossar. Sirva em seguida.
Rendimento: 1 xícara

Falso Quentão Funcional
1 colher de sopa de hibisco desidratado
1 colher de chá de cravo
1 pau de canela
1 colher de sopa de anis estrelado
2 lascas de gengibre
500 ml de água

Modo de Preparo

Ferva a água, em seguida junte todos os ingredientes e deixe infuso ( abafe) por 10 minutos.
Rendimento: 2 xícaras

Slider