Encosta do Sol goleia na abertura do 35º Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São Ludgero

0
Abertura oficial aconteceu na Serrinha Créditos: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero
Slider

Com 11 gols balançando as redes no Titular e Aspirante, três empates, três vitórias, a Encosta do Sol abrindo a competição com goleada e um ótimo público prestigiando. Assim foram os jogos de abertura do 35º Campeonato Municipal de Futebol de Campo de São Ludgero – taça “Odílio Borget e Raulino Warmeling”, realizados nos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo), nos Estádios Mar Grosso, Felipe Schlickmann e Joventino De Bona.

O ato de abertura, com a presença de autoridades, familiares dos homenageados Odílio Borget e Raulino Warmeling, representantes das equipes participantes da competição e torcedores, aconteceu ontem, domingo, 8 de março, às 16h15min, no Estádio Joventino De Bona, na comunidade da Serrinha, no intervalo dos jogos do Aspirante e Titular, entre Serrinha e Ponte Baixa. O juramento do atleta foi lido pelo jogador da Serrinha, Adriano Nunes Matos. Ao fazer uso da palavra, o prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, abriu a competição agradecendo o empenho de todos os dirigentes, atletas, comunidades, torcedores, comissão organizadora, arbitragem para a realização de mais um campeonato municipal com êxito. Aproveitou, também, para comentar a importância das homenagens feitas a Odílio e Rualino. “Com o empenho e dedicação de todos vamos realizar mais um belíssimo campeonato”, pontuou.

No sábado, dia 7 de março, às 14h15min, no Estádio Mar Grosso, no Mar Grosso, o time da casa, na categoria Aspirante, venceu por 1 a 0 a Taipa, com gol de Guilherme. Já no Titular com dois gols de Gilson e um de Beto a Taipa venceu o Mar Grosso pelo placa de 3×2. Os gols do Mar Grosso foram marcados por Brasão e Maicon.

Ainda no sábado, dia 7, no Estádio Felipe Schlickmann, em Bom Retiro, no Aspirante, às 18h15min, o time da casa empatou em 1 a 1 com a Encosta do Sol. Lucas Tomaz fez o gol do Bom Retiro e Jean Füchter balançou a rede a favor da Encosta do Sol. Já pelo Titular a Encosta do Sol goleou o Bom Retiro pelo placar de 3 a 0. Xipote, Dito e Gabriel marcaram a favor da Encosta do Sol.

No domingo, dia 8, a partir das 14h15min, abrindo oficialmente a competição de 2020, no Estádio Joventino De Bona, na Serrinha, a rede não balançou e o time da casa empatou com a Ponte Baixa no Aspirante e também no Titular pelo placar de 0x0.

O Diretor da Comissão Municipal de Esportes (CME), Edmilson Paulo Mores, diz que a competição iniciou com bons jogos e grande presença de torcedores.

No próximo final de semana, dias 14 e 15 de março, não haverá rodada devido a tradicional festa de São José que acontece na comunidade do Mar Grosso. A decisão foi através de consenso entre todos os dirigentes, durante o Congresso Técnico.

Os jogos da segunda rodada da competição acontecem nos dias 21 e 22 de março.

Este ano ficou decidido que não haverá jogo extra, a competição acontece em turno único classificando os 4 primeiros colocadas (1º x 4º e 2º x 3º). Também ficou decidido entre Comissão Municipal de Esportes (CME) e os representantes das equipes que nas categorias poderão ser inscritos no máximo 25 atletas e 3 dirigentes. No Aspirante só poderão ser inscritos atletas considerados sãoludgerenses com idade inferior a 35 anos (1985). No Titular cada equipe poderá inscrever até 5 atletas estrangeiros, podendo ser efetuada 6 trocas, não importando qual atleta.

Em 2019 a equipe da Serrinha conquistou o título no Titular e a Ponte Baixa na categoria Aspirante.

Homenageado Odílio Borget – Morador da comunidade do Mar Grosso, Odílio Borgert, carinhosamente chamado de ‘Seu Dilo’, deixou uma bonita historia de dedicação à comunidade que tanto amava. Nascido no dia 3 de agosto de 1937 em Rio Pequeno, munícipio de Grão-Pará, mudou-se aos dois anos de idade com seus pais João Henrique Borgert e Lodovina Oenning Borgert, para comunidade de Mar Grosso, em São Ludgero. Ainda jovem ingressou no seminário com a intenção de ser padre. Depois de estudar por algum tempo desistiu da ideia e se tornou professor. Começou a lecionar em 1955, com 17 anos, dando aula de primeira a quarta série com até 60 crianças na mesma sala. Atuou na profissão até 1988, quando se aposentou. Por volta de 1959 ajudou a construir a primeira capela da comunidade de Mar Grosso que servia também como escola. ‘Seu Dilo’ casou-se com Veronica Stange com quem teve dois filhos, Cleuza e Hamilton. Além da profissão de professor trabalhava na agricultura para ajudar na renda familiar. Foi também catequista e capelão (líder religioso que realizava as celebrações). Tinha habilidade para música e tocava violão, gaita e piano. Recebia vários convites para animar festas de aniversários, casamentos e a famosa domingueira. Ele teve participação efetiva como representante público em São Ludgero e na emancipação em 12 de Junho de 1962. Foi vereador não remunerado eleito em 1969, legislando entre 1970 a 1972. Ia a pé da comunidade até o centro de São Ludgero para participar das reuniões do legislativo. Em 1971 foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Ludgero. Também foi uma das pessoas que ajudou a fundar o E.C. Mar Grosso em 1951, onde jogou em varias posições, inclusive, de goleiro. Também atuou como treinador e árbitro de futebol dos amistosos da comunidade. Em 1991 mudou-se para o centro da cidade de São Ludgero e fixou residência no bairro Bela Vista, onde viveu até seus últimos dias, falecendo aos 71 anos, em 19 de outubro de 2008. Tinha muito orgulho e era grande torcedor do Azulão.

 

Homenageado Raulino Warmeling – Raulino Warmeling nasceu no dia 27 de junho de 1929 e faleceu no dia 01 de outubro de 1989. Filho de Carlos Warmeling e Gertrudes Hobold Warmeling nasceu e cresceu na comunidade do Mar Grosso com seus pais e seus 8 irmãos,  que tinham como fonte de renda a agricultura e como meio de transporte o carro de boi. Ele e seus irmãos ajudavam seus pais no trabalho puxado da roça, no plantio de mandioca e de cana de açúcar, onde faziam o beneficiamento dos produtos para agregar valor e iam levar a farinha de mandioca e melado até a Pindotiba, em Orleans, para carregar no trem que ia para Tubarão. Foi domador de bois para algumas famílias da comunidade do Mar Grosso. Casou -se com Marta Schulz Warmeling, com quem teve 7 filhos: Jaime, Inês, Lucas, Marcos, Joacir, Rude e Márcia e um total de 17 netos e 5 bisnetos. Continuou a trabalhar na roça para tirar o sustento da família, com o plantio de pimentão, tomate, repolho e cebola. Carregavam o caminhão com os produtos da propriedade e iam vender em Porto Alegre. Ajudou a construir a primeira capela e o primeiro salão da comunidade do Mar Grosso. Sempre foi um grande incentivador para que seus filhos jogassem futebol. Seus filhos e seus netos sempre tiveram grande participação no esporte da comunidade do Mar Grosso e continuam até os dias atuais.

 

Os jogos da segunda rodada da competição:

 

Data    Horário                                                       Equipe              x           Equipe

Local: Estádio Alexandre De Pieri (Ponte Baixa)

21/03   14h15min (Aspirante)                                Ponte Baixa        x           Bom Retiro

21/03   16h15min (Titular)                                     Ponte Baixa        x          Bom Retiro

 

Local: Estádio Henrique Watekemper (Taipa)

21/03    18h15min (Aspirante)                                Taipa            x           Serrinha

21/03    20h15min (Titular)                                    Taipa             x         Serrinha

 

Local:  Estádio Municipal Alberto Warmeling (Encosta do Sol)

22/03 – 14h15min (Aspirante)                                Encosta do Sol           x          Mar Grosso

22/03 – 16h30min (Titular)                                    Encosta do Sol          x            Mar Grosso

Slider