Ética e Moral: as crianças e o futuro! | Delegado Ulisses Gabriel

0
Slider

Por Delegado Ulisses Gabriel

Há alguns dias recebi a missão de conversar sobre ética e moral com alunos de ensino fundamental e médio. Crianças de quinta série até adolescentes de terceiro ano. Foi aí que pensei em explicar os conceitos filosóficos de tais palavras.

Então escrevi, para apresentar aos alunos que, em filosofia, ética e moral possuem diferentes significados. A ética seria o estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento do homem em sociedade. Já a moral são os costumes, as regras, os tabus e as convenções estabelecidas por cada sociedade. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.

Porém, tais conceitos são de difícil compreensão. Foi nesse momento nesse momento que lembrei de uma história que dizia mais ou menos assim: Um professor perguntou ao seu mestre: – Mestre, o que é ética? E como posso explicar aos meus colegas professores, aos meus alunos e seus pais de maneira simples para que todos entendam? O mestre respondeu: – Ética é fazer ao outro só aquilo que se quer que seja feito a si mesmo. O professor fez outra pergunta: – E o que é moral? O mestre respondeu: – Moral é não fazer nada escondido. Se precisar fazer escondido, então é imoral. E completou: – Não pode haver nada pior do que um bom conselho… e, após uma longa pausa – … seguido de um mau exemplo

Então, devemos lembrar, sempre, eu o a palavra convence, mas o exemplo arrasta e que o certo é certo. Ainda que todos estejam fazendo errado. O errado é errado. Ponto. Então, como professores, pais, políticos devemos dar o bom exemplo pois se as crianças tiverem bons exemplos, aprenderão a dar bons e exemplos e, dificilmente, darão problemas no futuro.

Slider

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui