Iniciativas sustentáveis ganharão descontos com o IPTU Verde

0
Créditos: Marcelo Becker/Decom/PMT
Slider

A secretaria de Fazenda realizou nesta sexta-feira (07) o lançamento do IPTU Verde, que concede descontos aos proprietários de imóveis que utilizarem algumas práticas sustentáveis como, por exemplo, o reaproveitamento da água da chuva. O ato aconteceu na sede da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) e foi prestigiado por dezenas de crianças que participavam das atividades referentes a Semana do Meio Ambiente.

 

O IPTU Verde dará descontos para os proprietários que implantarem equipamentos como sistema de captação da água da chuva, sistema de reaproveitamento de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, construção com materiais sustentáveis e sistema de geração de energia fotovoltaica. Cada medida ambiental tem um beneficio tributário que varia de 2% a 6% de desconto e podem se cumulativos até totalizar 20%.

 

Ao discursar para as crianças, que participavam das oficinas ambientais da Funat, o prefeito Joares Ponticelli fez uma comparação ao falar da importância de bonificar quem utiliza práticas ambientais sustentáveis.

 

“Vocês não têm nenhuma culpa, mas estão sofrendo as consequências dos equívocos e descuidos que os homens tiveram com a natureza durante décadas. O que a gente tem visto pelo mundo de fenômenos da natureza são respostas porque o homem não cuidou devidamente dela. Temos que punir quem maltrata a natureza, mas também valorizar quem cuida bem dela e esse IPTU Verde faz exatamente isso, dar desconto no imposto para os donos de imóveis que se importam com a natureza”, explicou o prefeito.

 

Para ter o direito ao benefício a partir de 2020, os proprietários dos imóveis devem solicitar os descontos por meio de um processo administrativo, presencialmente, na Central do Cidadão ou através do site da prefeitura, na aba Protocolo Web. As práticas ambientais informadas devem ser confirmadas através de laudo técnico avalizado por profissional habilitado ou selo de certificação ou laudo técnico do fabricante ou do construtor.

 

Por fim, os imóveis serão vistoriadas pelo departamento de cadastro da secretaria de Fazenda a fim de verificar se os sistemas previstos foram devidamente instalados e estão em perfeito estado de funcionamento.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Tubarão074

Slider