30/05/2024 às 09h53min - Atualizada em 30/05/2024 às 09h53min

Seja a mudança que você tanta deseja!

Por Ana Paula Silva Volpato, Psicóloga

Psicóloga Ana Paula Silva Volpato
 
 
 
 

Muitas vezes, você se sente insatisfeito e infeliz com a vida que vive. Porém, muitas vezes também, esquece que tem uma parcela de envolvimento nessa causa e é preciso fazer algo para que as coisas mudem. Caso contrário, você continuará sempre se lamentando, vivendo dia após dia sem a menor perspectiva de melhoria.

Para que a mudança ocorra, primeiramente, é necessário sentir a necessidade de querer mudar. É preciso querer sair da minha zona de conforto, mesmo que isso traga um certo desconforto. Nesse lugar, você já sabe conhece cada passo, já está habituada com a rotina e sempre acontecerá as mesmas coisas, é cômodo ficar nesse estado e por isso que muitas pessoas não conseguem mudar porque sentem, mesmo que infelizes, uma falsa “segurança”.

Eu quero mudar, mas por onde devo começar?

 A mudança é um processo interno que nasce da vontade de querer mudar, de evoluir. Não podemos impor ou fazer esse movimento pelo outro, mas somente por si mesmo. Os estímulos externos (conselhos, críticas, sugestões, elogios...) também ajudam a provocar esse desejo de mudança, mas se a pessoa não tem o mínimo desejo de mudar, nada faz sentido.

Todo o processo de mudança requer esforço e continuidade, nada acontece da noite para a dia. Reserve um tempo para fazer um bom planejamento do seu processo de mudança, foque no objetivo, trace um caminho, elabore as etapas para conseguir realizar seu planejamento.  Por exemplo, se seu objetivo é perder peso, comece estipulando o qual seria seu peso ideal. Tendo uma estimativa de quanto precisa perder, faça uma lista dos hábitos que precisa mudar e das ações que devem ser seguidos para conseguir o resultado desejado.

Além de ter esse objetivo bem formado, é necessário criar novos hábitos. Como disse anteriormente, gostamos do comodismo, do conforto, mas precisamos seguir o lema “mudar é preciso” e isso envolve a criação de novo estilo de vida. Procure fazer coisas diferentes e participar de ações que estimulem você a pensar e praticar essa mudança.

Mantenha firme o pensamento de necessidade de mudança sempre que pensar em desistir. Se parecer mais difícil do que você pode aguentar, pense nos resultados que vai alcançar. Mesmo quando o objetivo final demora um pouco para ser alcançado, como o de emagrecer, você terá amostras de como será quando conseguir. Só o fato de sentir seu condicionamento físico melhorar já ajuda em sua motivação.

Você controla apenas três coisas da vida: os pensamentos que você pensa, as imagens que visualiza e as ações que realiza. Pense de forma positiva que vai conseguir, visualize os resultados desejados e faça as ações necessárias para atingir o seu objetivo, isso lhe trará garantia de obter melhores resultados em sua vida.

Cada um tem o poder de criar a vida que deseja, de viver o que idealiza. Esse é o seu direito. Mas muitas pessoas não entendem isso. Eles acham que estão presos onde estão, sujeitos aos caprichos de um mundo cruel e indiferente, e que lhes falta a capacidade ou o direito de se mudar e criar uma vida melhor para si mesmo. Mas nada disso é verdade, você tem o poder de mudar a sua vida!

 

Seja a mudança que você quer ser!

Corra atrás dos seus sonhos e inspire outras pessoas a fazer o mesmo!!

 
Escrito por Ana Paula Silva Volpato - Psicóloga em Orleans/SC
Colunista Canal do Sul
Saiba mais no perfil do instagram
 @anapaulasilvavolpato
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.