O que a timidez te impede de fazer? | Por Clarize Aparecida Carvalho Padilha

0
Slider

Você já se sentiu inseguro ao apresentar um trabalho da escola, faculdade ou até mesmo de conversar com pessoas que não tenha tanta intimidade, quando as pessoas estão falando baixinho entre si, você acha que estão falando mal de você?
Hoje vamos falar um pouco sobre timidez, a timidez se caracteriza pela inibição em situações de interação social, a pessoa tímida se preocupa muito com o julgamento do outro, essa preocupação se torna excessiva, quando a pessoa precisa ser o centro das atenções, isso é comum nas entrevistas de emprego, quando precisa falar de si mesmo e em momentos que necessitem de exposição.

Dicas para você se sentir mais seguro:

Autoconhecimento
É ideal fazer uma retrospectiva da vida, por exemplo, como foi sua infância, como eram seus pais rígidos, críticos ou autoritários e é bacana pensar também como foi o período escolar e como eram suas relações na escola, caso não consiga fazer essa retrospectiva sozinho, busque ajuda de um profissional.

Todos sabem que você é tímido, isso gera desconforto?
As pessoas sabem que você é tímido, pelo jeito que você se comporta, se isso te incomoda, treine na frente do espelho, e pense como você gostaria de se comportar diante das pessoas, é bacana buscar uma referencia de uma pessoa extrovertida.

Comece a observar seus pontos fortes
Você tem vergonha de mostrar seus pontos fortes, pelo simples fato de achar que as pessoas vão te julgar, mais isso é você quem pensa você não sabe o que o outro pensa sobre você, comece a questionar as pessoas o que elas acham de você, as respostas podem te surpreender.

Qualquer habilidade social pode ser treinada
Encarre seus medos aos poucos esse processo pode demorar, mas com certeza cada passo será uma grande evolução, comece se desafiando e faça aquilo que jamais pensou que teria coragem de fazer.

Descubra suas qualidades e defeitos
Todos nós temos qualidades e defeitos, com você não é diferente, pare de exaltar seus defeitos e comece a se ver com suas qualidades, ninguém é perfeito, até as pessoas mais extrovertidas erram e se sentem constrangidas em algum momento da vida, aprenda com seus erros e treine suas habilidades sociais.

Slider