Orleans comemora 137 anos de imigração italiana

0
Comunidade de Rio Pinheiros Alto Foto: Maria Joelma Bianco
Slider

Orleans

História

Hoje, 09 de janeiro de 2021, a cidade de Orleans comemora 137 anos de imigração italiana.

A colonização italiana propriamente dita, teve início em Orleans no ano de 1882. Porém, em Rio Pinheiros a colonização italiana iniciou em 09/01/1884 com a chegada dos primeiros moradores oriundos da Itália. Eram 132 famílias oriundas principalmente do norte da Itália. Esses imigrantes foram distribuídos no vale do Rio Pinheiros e imediações que vai desde Rodeio da Anta, Barracão, Vila Nova, até a foz do rio. Uma curiosidade dessa leva de imigrantes é que 09 famílias eram provenientes da cidade de Ala (Itália). Por isso, procuraram ficar todos juntos e vieram a ocupar as terras da Colônia Grão Pará, em Rio Pinheiros Alto. [Extraído do texto “Rio Pinheiros Alto” de Terezinha Debiasi Carminati, fonte: historiador Jucely Lotin]

Prefeitos de cidades gêmeas

O Prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, manifestou em suas redes sociais:

“Passando para registrar os 137 anos da colonização Italiana no vale do Rio Pinheiros Alto. No ano de 1884 , 132 famílias deixaram o norte da Itália para buscar novas oportunidades no Brasil. Essas famílias foram distribuídas nas terras da colônia Grão Pará, e especificamente 9 famílias que vieram de Ala, província di Trento, permaneceram juntas na localidade de Rio Pinheiros Alto, onde receberam um lote e ferramentas para iniciar uma nova caminhada. Em janeiro de 1901 o primeiro padre Italiano – Vitório Pozzo, chegou nas terras para congregar na igreja católica da comunidade. No dia 06.02.1902, ao banhar-se no Rio grão Pará, foi atingido por uma pedra na cabeça e veio a falecer no local ( junto à igreja de Rio Pinheiros, temos o museu Vitório Pozzo). Assim, queremos render nossas homenagens aos imigrantes Italianos e a comunidade de Rio Pinheiros Alto, que com abnegação, trabalho, religiosidade ajudaram a construir esse forte e pujante município de Orleans.”

O Sindaco (Prefeito), Claudio Soini, da cidade de Ala, na Itália, também encaminhou um recado aos Orleanenses, confira:

Tradução:

Queridos amigos de Orleans,

Quero enviar saudações de minha parte, Claudio Soini – Prefeito de Ala, mas também de todos os cidadãos de nossa cidade. Eu sei que vocês estão comemorando 137 anos de colonização. Em Orleans, no Brasil, existem muitos amigos. Nosso coração, o coração de Ala, bate por vocês. Espero vê-los novamente em breve. Seria bonito nos encontrarmos novamente no Brasil ou na Itália. De qualquer forma, desejo um próspero e feliz 2021. Verdadeiramente, abraços e beijos de todos da cidade de Ala. Até logo.

Repercussão na Itália

A revista italiana Quattro Vicariati, remontou, em uma reportagem, todo esse enredo histórico dos imigrantes que saíram de Ala com destino ao Brasil. Confira:

Rivista I Quattro Vicariati e le zone limitrofe, dicembre 2019

Cidade de Ala

Jornalista na Itália

A escritora e jornalista Martina Dei Cas, vive em Ala, e encaminhou à este veículo de comunicação uma mensagem inspiradora, parabenizando Orleans pela comemoração da colonização italiana, confira:

Canal do Sul: Luan Schmitz

Colaboração: Jornalista italiana, Martina Dei Cas

Slider