Orleans: Novo Secretário do Governo Municipal, Gabriel Bianco, coordenará o Desenvolvimento Econômico

0
Slider

Aquisição de terreno para a construção da primeira área industrial, realização de mudanças no plano diretor e desburocratização do sistema operacional da Prefeitura Municipal de Orleans para a abertura de novos negócios, são algumas das ações que o novo Secretário do Governo, Gabriel Bianco propõe em sua gestão. Nomeado pelo Prefeito Jorge Luiz Koch, o objetivo do executivo é colocar em prática ações que despertem o interesse de investidores em se instalarem no município.

“A gente quer fazer uma área industrial, dividida por lotes, com toda a parte de infraestrutura. Mas antes, temos que renovar o nosso plano diretor, que já se arrasta desde 2017 por conta de problemas contratuais ainda da administração passada. Vamos realizar audiências públicas para, em até oito meses, encaminharmos para a Câmara de Vereadores”, antecipa.

O plano diretor atual traz restrições para construções na zona rural do município, impedindo a instalação de indústrias. “Já marcamos para os dias 23 e 24 audiências públicas nas comunidades do interior para discutirmos as mudanças e assim permitirmos a chegada dessas empresas”, informa.

O tempo médio atual para a abertura de novos negócios em Orleans também incomoda. “Precisamos ser mais rápidos nesse trâmite. Estamos pesquisando novos sistemas, estive na prefeitura de Criciúma recentemente para ver qual a melhor opção para que todo o protocolo seja realizado de forma online, digital, para facilitar a vida de quem quer empreender aqui”, destaca.

 

Parceria Público-Privada para internet rural

Considerada Orleans é um dos maiores municípios do Sul Catarinense em extensão territorial, com uma agricultura fortalecida, o poder público local trabalha para contemplar o meio rural com internet de fibra óptica. Uma Parceria Público-Privada (PPP) está sendo pensada para viabilizar a conexão.

“Temos 540 quilômetros quadrados de território, quase duas vezes mais do que Criciúma. Nas áreas onde moram mais famílias dentro do nosso interior, hoje, já levamos a internet de fibra óptica. Porém, as comunidades mais distantes, próximas ao costão da serra, onde residem menos pessoas, as empresas não têm interesse em instalar o cabeamento pelo lado financeiro. O investimento seria muito alto, para poucas pessoas comprarem o serviço”, explica.

É aí que entra a PPP entre o Governo Municipal e uma empresa do ramo. “A prefeitura vai ajudar com o custeio desta operação, levando a cobertura de internet para todos os cantos do município”, complementa Bianco.

 

Ecossistema de inovação

Além de atrair novas empresas, a pasta também almeja fortalecer a incubadora de inovação implantada dentro do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave). “Nos próximos 30 dias, deveremos repassar recursos financeiros no valor de R$ 100 mil para a universidade, dando a oportunidade de esse ecossistema ser ampliado e ofertar mais cursos de preparação para esses jovens empreendedores”, salienta o coordenador.

 

Estudos para a compra de terrenos

O Governo Municipal já iniciou os estudos técnicos para encontrar o local ideal para abrigar a primeira área industrial de Orleans. Além do custo-benefício, a logística favorável para o escoamento das produções são dois dos itens mais levados em consideração.

Atualmente, o segmento industrial que mais se destaca em Orleans pertence ao ramo plástico. Diversificar a economia, fortalecendo outros tipos de polos, é mais um dos objetivos traçados por Bianco.

“Visitamos alguns terrenos em localidades diferentes, mas, como estratégia para não inflacionar esses locais, não estamos divulgando. Com certeza, o local será pensado para aproveitar a logística de escoamento. Também deverá ficar em uma área de abrangência de alguma cooperativa de energia, temos quatro delas em Orleans. Essa energia será mais barata do que a oferecida pela Celesc, o que é outro fator que ajuda no momento de o empresário decidir para onde ir”, detalha.

Slider