Psicoterapia Online no Isolamento Social

0
Slider

Diante da pandemia causada pelo Coronavírus e do isolamento social, as pessoas estão mais ansiosas, e muitas com medo da transmissão, medo do que pode acontecer com pessoas próximas e também da situação financeira. Este momento é necessário que todos se previnam, de acordo com as recomendações previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Desta forma, no cenário no qual estamos vivendo é essencial respeitar o isolamento social. O cuidado com a saúde mental é crucial, os atendimentos psicológicos online é o mais recomendado neste momento, com isso surgem muitas dúvidas de como funciona tal atendimento, ao longo deste texto, será esclarecido alguns questionamentos.
A psicoterapia online é uma modalidade de psicoterapia, sendo que é uma prática autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, é necessário que o profissional de psicologia faça um cadastro para realizar tal atendimento.
O atendimento psicológico online é um recurso prático, e com a mesma eficácia do presencial. É ideal que as pessoas que já estavam no atendimento presencial, antes do surgimento do Coronavíros continuem seu tratamento online, para que este não seja interrompido.

Como Funciona?

As sessões terão a duração de 50 (cinquenta) minutos, em dias e horários previamente agendados com o profissional.
Os atendimentos serão realizados por meio de vídeo chamada, é necessário que seja uma internet de boa qualidade, para não ter interrupções.
O profissional manterá sigilo ético, assim como no presencial.

A psicoterapia Online tem a mesma eficácia da presencial?

Com certeza, sua eficácia é a mesma, sendo que são utilizadas as mesmas técnicas, a única diferença é que uma será realizada no consultório e a outra através de vídeo chamada.

Alguns requisitos para realizar a psicoterapia online

Para iniciar o atendimento é necessário que o cliente esteja em um local fechado, o profissional recomenda ao paciente que, avise aos familiares com quem convive que o momento no qual esteja em atendimento psicológico, não pode ser interrompido.
Outro fator importante, a conexão com a internet precisa ser de boa qualidade, para que não haja interrupções no processo terapêutico, pode ser feito através do celular ou computador, é recomendado o uso de fones de ouvido tanto do profissional quanto do cliente. Essa prática evita ruídos na conversa e também que outras pessoas tenham acesso àquilo que está sendo falado.

Qual público pode ser beneficiado com este atendimento?

Os atendimentos online podem ser feitos para as pessoas que moram na zona rural, pessoas que por ventura, mudou-se para outra cidade, viajam com uma grande constância e as que residem em cidades distantes ou até outros países.
Essa modalidade também é ideal para pessoas que não disponha de tempo para se deslocar até o consultório, muitas pessoas ainda não se sentem confortável com tal modalidade, então é essencial conversar com o seu psicólogo.

Slider