SC: Rajadas de vento estão previstas no Litoral Sul e Litoral Norte, e mar agitado no litoral

0
Slider

OBSERVAÇÃO – 20/09 Postada às 11h05 – Rajadas de vento de intensidade moderada nas regiões do Litoral Sul e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193.

20/09 – 11h30 – Pancadas de chuva isoladas com intensidade moderada e raios pontuais na região do Planalto Norte e Litoral Norte, nas próximas 2 horas. Ocorrências ligue 199 ou 193

20/09 11h22 – Risco de deslizamento para o município de Três Barras. Esteja atento. Caso observe qualquer movimento de terra deixe o local e ligue 199 ou 193.

20/09 09h30 – Risco de deslizamento para Blumenau, Itapema, Itajaí, Ilhota, Gaspar e Balneário Camboriú. Esteja atento. Caso observe qualquer movimento de terra deixe o local e ligue 199 ou 193.

———————-

AVISO DE MAR 

Início: 20/09/2019 às 12h

Fim: 21/09/2019 às 12h

Região: litoral de SC.

Previsão: Vento sul, forte e persistente, com rajadas de 50 a 70 km/h nesta sexta-feira. Esse vento provoca agitação marítima com picos de onda de 2,0 a 3.0 m. Condição desfavorável à navegação de pequenas e médias embarcações.

Sistema: frente fria em deslocamento por SC e avanço de uma alta pressão.

Gilsânia Cruz e Clóvis Corrêa –  Meteorologista

———————

Recomendações DEFESA CIVIL DE SC

– Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

-Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

– Tempestades: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Fonte: Epagri Ciram/Defesa Civil de SC

Slider