Vereadora Maiara fala sobre a disponibilidade de DIU através do SUS

0
Slider

Fazendo o uso da palavra na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Orleans nesta segunda-feira (19), a vereadora Maiara Dal Ponte Martins (MDB) fez um comunicado às mulheres de Orleans sobre a disponibilidade de médico ginecologista que faz a colocação de DIU, através da Secretaria de Saúde do município.

Há algumas sessões, a vereadora levantou o assunto.

“Essa foi umas das questões que me intrigava muito e fiz disso como um plano de trabalho, conseguir que existisse um profissional que fizesse a colocação do DIU no nosso município.” pontua

Todas as mulheres que tiverem interesse, deverão procurar a unidade de saúde e fazer o agendamento de uma consulta com enfermeira da unidade onde será realizado o planejamento para a realização desse procedimento. As interessadas deverão estar com o preventivo em dia.

O que é DIU?

O Dispositivo Intra-Uterino, conhecido popularmente como DIU, é um método contraceptivo feito de plástico flexível moldado em forma de T que é introduzido no útero para impedir a gravidez. Esse dispositivo só pode ser colocado e removido pelo ginecologista, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, deve ser colocado, preferencialmente, nos 12 primeiros dias do ciclo.

O DIU apresenta uma eficácia igual ou superior a 99% e pode permanecer no útero entre 5 a 10 anos, devendo ser retirado até um ano após a última menstruação, na menopausa.

 

Slider