Você sofre ao falar em público? | Por Clarize Aparecida Carvalho Padilha

0
Slider

Alguns medos existem por conta de situações ameaçadoras, pode ser medo de animal, de altura, existem situações que te leva a sentir medo e nesses momentos é bom, pois o medo tem a função de proteger dos perigos.

Porém existem outros tipos de medo que são criados pelos monstros que a gente mesmo faz na nossa mente, medo das historias contadas quando criança, do tipo se você for uma criança mal educada “o bicho papão vem te pegar” ou medo de perder uma vaga de emprego, nesses casos é ideal distinguir o medo real daquele medo criado por nós mesmos.

O medo de se apresentar em público existe porque crescemos com o medo do julgamento por parte do outro, bem provável que quando criança você foi criticado nas suas relações afetivas. Isso foi tão traumático a ponto de te intimidar de uma forma, que na sua cabeça você pensa que todas as situações serão desse mesmo jeito. A todo o momento você faz uma briga interna consigo mesmo, os pensamentos são recorrentes, vem medo daquilo que as pessoas vão pensar, será que elas vão gostar do jeito que eu me porto ou do jeito que eu falo, o medo é muito maior do que realmente é, tente se colocar no lugar das pessoas que estão te vendo, será que se fosse você assistindo a outra pessoa pensaria no desempenho dela ou no conteúdo que deseja passar.

Você precisa parar de pensar no que os outros vão pensar de você, se aceite do seu jeito, com a sua voz, seu jeito de falar e de se comportar, permita-se entregar-se naquele momento de uma forma única é isso que as pessoas procuram, seja autentico. Faça o seu melhor na medida do possível.

A partir do momento que você se libertar dos medos que você criou, vai ficar mais autoconfiante, você precisa passar a sua mensagem independentemente do que vão achar, pense o que a sua apresentação pode lhe proporcionar, pode ser conhecimento, uma promoção no trabalho ou até mesmo aprender a se comunicar melhor. Imagine quando conseguiu se apresentar sem se sentir nervoso e passou o conteúdo proposto, lembre-se da sensação de como foi bom começar e terminar uma apresentação e ser parabenizado por sua ação, pense em tudo que já deu certo, aceite suas falhas e pense o que pode aprender com elas, saiba que esse medo de falar em público pode ser treinado, e vai perceber que todos os medos que tinha não eram reais.

Slider