Lauro Müller concluiu mais uma importante etapa do Projeto Integratur, iniciativa que vem mobilizando o poder público, empreendedores e representantes do trade turístico de municípios da região na construção coletiva de produtos capazes de fortalecer a identidade dos municípios e ampliar a competitividade como destinos turísticos. Ao longo dos encontros, foram discutidas estratégias para valorizar os atrativos locais e transformar os potenciais de cada cidade em experiências organizadas e atrativas para os visitantes.
Durante as oficinas participativas, os participantes realizaram o levantamento da oferta turística, identificaram pontos estratégicos e desenvolveram propostas de roteiros com diferentes formatos, incluindo City Tour e experiências de quatro horas, oito horas e com pernoites. A natureza, a cultura, a religiosidade, a gastronomia, o turismo rural e as atividades de aventura estiveram entre os principais elementos considerados na elaboração dos produtos turísticos.
Os encontros também proporcionaram um amplo debate sobre a integração entre os empreendedores, a qualificação dos serviços e a criação de experiências autênticas, além da elaboração do Canvas de Roteirização, ferramenta utilizada para definir público-alvo, logística, identidade e formas de comercialização dos roteiros. Na etapa final, os participantes receberam orientações sobre precificação, custos, sazonalidade e estratégias de mercado, preparando os empreendedores para uma atuação cada vez mais profissional e sustentável.
Para o secretário municipal de Turismo, Ranieri Godinho, o trabalho desenvolvido representa um passo importante para o fortalecimento do setor. Segundo ele, a construção coletiva dos roteiros e das experiências permite que Lauro Müller apresente ao visitante aquilo que possui de mais genuíno, valorizando a identidade local e criando oportunidades para ampliar a permanência dos turistas no município.
Como resultado, as oficinas do Integratur deixaram um legado que vai além da elaboração de roteiros. O processo fortaleceu a governança do turismo, estimulou o sentimento de pertencimento da comunidade e consolidou uma visão compartilhada para o desenvolvimento do setor, criando bases sólidas para impulsionar a economia local e posicionar cada vez mais Lauro Müller como um destino de experiências no Sul de Santa Catarina.