04/09/2023 às 23h08min - Atualizada em 04/09/2023 às 23h08min

Campanha visa o descarte correto de pilhas e lâmpadas em Urussanga

A ação faz parte do Projeto "Penso, logo destino", promovido pelo IMA em parceria com as Diretorias Municipais do Meio Ambiente.

foto: Divulgação

O Governo Municipal de Urussanga, através da Diretoria do Meio Ambiente (DMA) está realizando até o dia 15 de setembro, o recebimento de pilhas, baterias e lâmpadas, em uma campanha que visa dar a destinação correta a esses materiais que podem ser altamente poluentes para a natureza e consequentemente afetar a saúde humana. A iniciativa faz parte do projeto "Penso, logo destino", promovida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

Segundo a bióloga da DMA, Kelly Cristina Minotto, o objetivo é evitar a contaminação do solo e dos próprios seres vivos, como animais, plantas e humanos. "No meio ambiente, as pilhas e baterias vão se decompor, as lâmpadas podem quebrar, fazendo com que as substâncias de dentro delas façam mal ao solo e afetem tudo que entrar em contato com aquele ambiente, inclusive a vegetação, alimentos e a água, que quando ingeridos ou em contato com o corpo humano, podem causar diversos problemas à saúde", explica.

Um local próprio para o descarte está disponível na Diretoria, localizada na Praça da Bandeira, anexo ao Paço Municipal. 

"A DMA atende das 8h às 11h30 e das 13h às 17h, recebendo os materiais e também tirando qualquer dúvida referente ao tema que a população possa ter, mas a caixa para depósito dos itens está disponível 24h por dia em frente ao prédio. Pedimos também, para que quem for trazer lâmpadas, embale com cuidado de modo a evitar possíveis quebras e acidentes com os coletores. O mais indicado são caixas das próprias lâmpadas, ou embalagens plásticas ou longa vida que protegem o material descartado", garante o diretor do Meio Ambiente, Márcio Moreira.

Outros materiais

Vale destacar que a DMA também possui pontos de coleta de pilhas e baterias, bem como de óleo de cozinha, disponíveis nas escolas municipais e em frente ao prédio da Diretoria. Além disso, os lixos eletrônicos podem ser descartados na caixa da Logística Reversa, em frente ao DMA. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.