19/02/2024 às 19h58min - Atualizada em 19/02/2024 às 19h58min

Lula compara ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus na Segunda Guerra

Governo israelense convocou o embaixador brasileiro no país

Foto: Divulgação/Presidente Lula
 
 
 
“Sabe o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus. Então como é possível que a gente possa colocar um tema tão pequeno, sabe? Você deixar de ter ajuda humanitária? O Brasil condenou o Hamas, mas o Brasil não pode deixar de condenar o que o Exército de Israel está fazendo na Faixa de Gaza”, afirmou o Presidente Lula

Após essas falas, houve grande reações por parte das autoridades israelenses, especialmente do o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender. Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha. Israel luta pela sua defesa e pela garantia do seu futuro até à vitória completa e irá fazê-lo ao mesmo tempo que defende o direito internacional. Decidi com o chanceler Israel Katz convocar imediatamente o embaixador brasileiro em Israel para uma dura conversa de repreensão", afirmou Netanyahu

Em outro evento nesta segunda-feira, o Primeiro Ministro de Israel tornou a falar sobre. "O presidente (LULA) desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas e demonizou o Estado judeu, como o mais virulento antissemita. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, declarou.
 

 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.