17/09/2023 às 09h41min - Atualizada em 17/09/2023 às 09h41min

Escola municipal de Criciúma é finalista do prêmio de boas práticas em gestão escolar

"Prêmio Lume: Escola referência" tem como objetivos identificar, reconhecer, divulgar e premiar escolas de referência da rede municipal de ensino de Santa Catarina

foto: Divulgação


 
As boas práticas de gestão escolar implantadas no município de Criciúma são reconhecidas pelo “Prêmio Lume: escola referência”. A premiação tem como objetivo identificar, reconhecer, divulgar e premiar escolas de referência da rede municipal de educação de Santa Catarina, utilizando como base o Indicador de Esforço Escolar (IEE). A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profº. Jairo Luiz Thomazi, do bairro Jardim Angélica, está entre as finalistas da mesorregião do Sul catarinense.
 
O prêmio será entregue aos finalistas nos dias 17 e 18 de outubro. “Esse resultado mostra o quanto as escolas municipais têm sido destaque na gestão escolar. A partir de planos de gestão, são esboçadas metas e estratégias elaboradas com o grupo de professores e comunidade escolar, permitindo o avanço nas aprendizagens e os sucessos de nossos estudantes”, destaca o secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.
 
Nas etapas de pré-qualificação e mérito, que é de caráter eliminatório e classificatório, a EMEB Profº. Jairo Luiz Thomazi, foi uma das três classificadas da mesorregião do Sul catarinense. Nesta fase do concurso, são aplicadas às escolas variáveis do IEE, calculado com base em informações relacionadas à gestão escolar, profissionais da educação e infraestrutura.
 
Para a coordenadora-geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene dos Santos Sala, “essa ação, promovida pelos órgãos de controle, é de extrema importância para o avanço nas metas do plano de educação e reconhecimento de boas práticas de gestão. Assim, ter uma de nossas escolas selecionadas é uma vitória para toda a rede, pois evidencia que o trabalho com foco nos planejamento e na melhoria do ensino vem demonstrando bons resultados nas aprendizagens das crianças e estudantes”.
 
A próxima etapa do concurso é a de validação, onde a Comissão de Avaliação deve verificar as evidências que comprovem os indicadores de classificação levantados na etapa de mérito por meio de questionários e entrevistas. Após a validação, apenas uma escola de cada região do estado será premiada. De acordo com o cronograma da premiação, as escolas vencedoras devem ser divulgadas no dia 29 deste mês.
 
Prêmio Lume
 
A premiação é uma iniciativa do Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina, Ministério Público de Contas (MPC) de Santa Catarina e pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Todas as escolas classificadas na etapa de validação receberão certificado de reconhecimento, e as escolas vencedoras receberão, além do certificado, uma placa de premiação. A entrega do Prêmio Lume será realizada durante o 6º Fórum TCE Educação, em Chapecó.


Prefeitura Municipal de Criciúma

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.