05/11/2023 às 23h43min - Atualizada em 05/11/2023 às 23h43min

Município de Cocal do Sul ganha Casa da Cultura

No espaço, que é amplo, foi incorporado o Museu Municipal Venícios Burigo, biblioteca e exposições artísticas.

foto: Divulgação
 
 
 

   O município de Cocal do Sul passa a contar com a Casa da Cultura, que é um local de uso público cultural, no qual também foi integrado o Museu Municipal Venícios Burigo (inaugurado no dia 29/10), além da biblioteca municipal. Dentro do espaço, há ainda exposições artísticas e servirá como ponto de encontro de escritores e ativistas culturais.

   A implantação da Casa da Cultura se deu pela necessidade de reunir em um só lugar os equipamentos culturais, preservando-os e fomentando a cultura no município, valorizando os artistas e ativistas locais. Além disso, a ideia foi trazer o museu para próximo das pessoas, visto que agora o espaço fica ao lado da Praça Coberta.

“Um dos objetivos é poder continuar resgatando a história do município e trajetória ao longo do tempo, expondo através do passado os responsáveis por contribuir pelo desenvolvimento e construção de Cocal do Sul”, declara o prefeito Fernando de Fáveri.

Museu Municipal Venícios Burigo

   Inaugurado no último domingo (29/10), o museu possui 535 peças, das quais, algumas delas foram trazidas pelos primeiros imigrantes por volta de 1885. O acervo também conta com doações de entidades culturais e famílias de Cocal do Sul, que tiveram início pelo historiador Venícios Búrigo, que sempre foi um incentivador e idealizador do museu. Citando também, além de Venícios, a senhora Mariza Burigo Pagnan (em memória) e Neide de Pellegrin.

   O museu conta ainda com elevador e banheiros para cadeirantes, trazendo acessibilidade. O horário de funcionamento da Casa da Cultura, da qual o museu faz parte, além da biblioteca, é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

 
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.