14/11/2023 às 15h40min - Atualizada em 14/11/2023 às 15h40min

Confira os assuntos da sessão ordinária de segunda-feira, 13 de novembro de 2023, na Câmara Municipal de São Ludgero

foto: Lincon Schmitz/Canal do Sul
 
 

Ocorreu nesta sessão, a convocação do suplente Darci K. Brognara para ocupar uma cadeira no legislativo durante o período em que o presidente titular da Casa, Alexandre Pereira permanecer como prefeito interino, após férias do prefeito Ibaneis Lembeck. O vice-presidente Marcos de Souza assume interinamente a presidência do legislativo.

EXPEDIENTE
Ofício Executivo N.º 102/2023 AO PROJETO LEI ORDINÁRIA Nº 2699/2023 - Encaminha Projeto de Lei Ordinária que dispõe sobre o reajuste salarial dos servidores do quadro do Magistério Público Municipal e dá outras providências.
Ofício Executivo N.º 103/2023 AO PROJETO LEI ORDINÁRIA Nº 2703/2023 - Encaminha Projeto de Lei Ordinária que autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento para transferência de recursos financeiros à Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Ludgero.
Ofício Executivo N.º 104/2023 AO PROJETO LEI ORDINÁRIA Nº 2705/2023 - Encaminha Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do Município de São Ludgero para o exercício financeiro de 2024 e dá outras providências.

ORDEM DO DIA
PROJETO LEI ORDINÁRIA Nº 0039/2023 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A REALIZAR DESPESAS PARA FOMENTAR A AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO, COM O APOIO À COOPERATIVA DE AGRICULTORAS FAMILIARES E ARTESÃS DE SÃO LUDGERO (COOPERAÇÃO) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Justificativa:
O Projeto de Lei em comento objetiva contribuir com a manutenção da Feira de Produtos Coloniais do Município, fomentando, por meio do repasse mensal de 1 (um) salário mínimo, a produção agropecuária e o abastecimento alimentar, nos termos do art. 12, VII, da Lei Orgânica de São Ludgero/SC.
O projeto foi aprovado por unanimidade em segunda votação.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA C. M. Nº 07/2023
DÁ NOMENCLATURA AO EDIFÍCIO DO PAÇO MUNICIPAL DE SÃO LUDGERO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Art.1° - Fica denominado de PAÇO MUNICIPAL RAULINO DE PIERI o edifício sede da Prefeitura Municipal de São Ludgero, situado na Avenida Monsenhor Frederico Tombrock, Nº 1300, neste Município.
Histórico do homenageado e Justificativa ao Projeto de Lei Ordinária C. M. Nº 07/2023.
Nobres Vereadores, o presente projeto de lei visa homenagear uma pessoa que muito contribuiu para a transformação e o desenvolvimento do município de São Ludgero, sendo que seu histórico é o seguinte:
Raulino de Pieri nasceu no dia 5 de agosto de 1926, na comunidade do Bom Retiro, então município de Tubarão, posteriormente a comunidade veio a pertencer a São Ludgero. Filho de Alexandre de Pieri e Othilia Margotti, casou-se com a senhora Luiza Germano, com quem teve dez filhos, sendo cinco homens e cinco mulheres.
Raulino foi uma pessoa que deixou marcas positivas em nosso município de São Ludgero. Foi empresário do ramo madeireiro e de fecularia em conjunto com seu pai e irmãos, contribuindo para a geração de empregos e renda na hoje comunidade de Ponte Baixa.
Na política, desde cedo exerceu cargos importantes, sendo vereador de Braço do Norte, com mandato iniciando no ano de 1960, sendo um dos responsáveis pela criação do município de São Ludgero, em 1962.
Foi vereador em São Ludgero a partir de 1967, sendo eleito no ano de 1966.
Candidato a prefeito em 1972, conseguiu se eleger para o mandato que se iniciou no dia 1º de janeiro de 1973, com término previsto para 1977.
Foi nesse período que ocorreu a grande enchente de 1974, onde Raulino de Pieri é lembrado como um grande lutador em prol das pessoas atingidas pelas águas do Rio Braço do Norte. Muitas das histórias que hoje são contadas sempre lembram do espirito comunitário deste que foi o maior entre todos os prefeitos que já comandaram o município de São Ludgero.
Diante das dificuldades, Raulino sempre acreditou que dias melhores viriam, e ele estava correto, a comunidade de São Ludgero levantou a cabeça e venceu os obstáculos.
Sempre foi um grande apaixonado pelo esporte, tendo participação efetiva em competições de bocha e outros esportes, incentivando os atletas na participação dos Jogos Abertos de Santa Catarina a partir do ano de 1974, onde em 1976, , no município de Tubarão, foi campeão da competição, na modalidade de bocha, disputando contra a forte equipe de Chapecó.
Raulino de Pieri faleceu no dia 16 de abril de 2019, deixando muita saudade entre amigos e familiares
Na certeza de que o presente Projeto de Lei receberá acolhida favorável dos Senhores Edis, aproveito para externar sinceros votos de elevada estima e distinta consideração.
Autoria: Jairo Luiz Borges – Vereador/MDB
O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

INDICAÇÃO N° 55/2023
A Vereadora que a este subscreve, em conformidade com o Regimento Interno desta Casa, vem solicitar ao Executivo Municipal que promova o pagamento de insalubridade aos servidores municipais que atuam como Agentes Comunitários de Saúde.
Rosilene Borba Wernke – Vereadora/MDB
A indicação foi aprovada por unanimidade

TRIBUNA
Utilizaram a tribuna para as explicações pessoais, os vereadores Paulo Sérgio Lorenzetti, Darci K. Brognara, Afonso Schlickmann, Laudi da Silva, Adriano Becker e Vitus Becker Neto (Acesse as falas em facebook/camarasl)

Para ter acesso aos projetos na íntegra visite nosso site: www.camarasaoludgero.sc.gov.br
 
 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.