16/01/2024 às 22h44min - Atualizada em 16/01/2024 às 22h44min

Criciúma Chess Open 2024: evento internacional encerra nesta quinta-feira

Torneio realizado pela Administração Municipal reúne 134 enxadristas de diversos países.

foto: Divulgação
 
 


Com 134 enxadristas de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Israel, Itália, Paraguai, Uruguai, entre outros, o 2º Criciúma Chess Open 2024, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), segue até esta quinta-feira (18). O evento é organizado pela Prefeitura de Criciúma, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME), Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e da Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
 
O torneio iniciou na última sexta-feira (12). Durante a competição, os atletas têm a oportunidade de conhecer os pontos turísticos de Criciúma. Na segunda-feira (15), os enxadristas visitaram o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² e o Mirante Realdo Santos Guglielmi, no Morro Cechinel. Já nesta quarta-feira (17), os atletas serão recepcionados na Mina de Visitação Octávio Fontana.
 
“É um privilégio para nós receber atletas de outros países e estados brasileiros. Que eles possam aproveitar os atrativos turísticos da nossa cidade e levar boas lembranças de Criciúma”, destaca o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “Estamos acompanhando a competição e vendo o altíssimo nível dos competidores. Convidamos a todos para acompanharem as rodadas, que são abertas ao público na Acic, de forma gratuita”, conta o presidente da FME de Criciúma, Martinho Mrotskoki Neto.
 
O evento conta com a organização da Fundação Municipal de Esporte (FME) de Criciúma, Associação Sul Catarinense de Xadrez (ACX) e Federação Catarinense de Xadrez (FCX), além da chancela da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e Federação Internacional de Xadrez (FIDE).
 
Sobre o 2º Criciúma Chess Open
 
O 2º Criciúma Chess Open será dividido em duas categorias: A1700, destinada a jogadores profissionais com classificação acima de 1,7 mil pontos, e Sub-1800, dedicada a jogadores amadores com menos de 1,8 mil pontos de rating FIDE. A competição proporcionará aos atletas a oportunidade de competirem em um ambiente de alta qualidade e será um meio para movimentação de rating junto à FIDE e CBX, possibilitando a obtenção de Normas de Xadrez como WGM, MI e WMI. Haverá nove rodadas, com ritmo de 1h30 + 30 segundos de acréscimo por lance para cada jogador.
 
“Estamos felizes com o retorno positivo de todos os participantes sobre a qualidade do evento, além da receptividade que eles estão tendo no município. A competição entra, agora, em sua reta final, e pelo equilíbrio visto até aqui, só teremos a definição dos campeões da divisão A1700 e S1800 na última rodada”, destaca o coordenador técnico da modalidade de xadrez da FME de Criciúma, Claudionor Pirola.
 
Resultados do 2º Criciúma Blitz - Edição 2024
 
No último domingo (14), concluiu-se o 2º Criciúma Blitz - Edição 2024. A competição contou com nove rodadas em um ritmo ágil de 3 minutos + 2 segundos de incremento por lances.
 
Confira a classificação final do 2º Criciúma Blitz - Edição 2024:
 
1º - GM Renato Quintiliano (Brasil)
2º - MI Leandro Perdomo (Argentina)
3º - Nathan Filgueiras (Brasil)
4º - José Daniel Gemmy (Bolívia)
5º - Diego Di Berardino (Brasil)
6º - Luis Ernesto Rodi (Uruguai)
 
Confira os destaques especiais do 2º Criciúma Blitz - Edição 2024:
 
Melhor Feminino - MF Juliana Terao (São Paulo)
Destaque U1800 - Leonardo Antonio Batista (Chapecó)
Destaque 60+ - Daniel Contin (Itália)
 
Confira a programação do 2º Criciúma Chess Open:
 
Quarta-feira (17/01)
09h - Visita à Mina de Visitação Octávio Fontana
16h - 8ª Rodada
 
Quinta-feira (18/01)
09h30 - 9ª Rodada
14h - Premiação

 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.