23/01/2024 às 19h44min - Atualizada em 23/01/2024 às 19h44min

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) volta a ser executado em São Ludgero

É importante esclarecer que a não realização do Proerd em São Ludgero nos últimos anos foi em razão da ausência de instrutor no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

foto: Divulgação
 
 

      O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), uma parceria entre o Governo do Estado de Santa Catarina, via Polícia Militar, Gestão Municipal, escolas e famílias, voltará a acontecer em São Ludgero após alguns anos sem ser realizado. Uma reunião já aconteceu entre representantes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e representantes do Destacamento da Polícia Militar local com os objetivos de alinhar as ações e garantir total êxito na execução.

        Participam do programa alunos que frequentam o 5º Ano do Ensino Fundamental. Para o ano de 2024 serão 6 turmas da Rede Municipal de Ensino, 3 turmas da Rede Estadual de Ensino e 1 turma da Rede Particular de Ensino. A primeira edição do programa realizado em São Ludgero foi no ano de 2001. O último ano que foi executado em São Ludgero foi em 2019.

       É importante esclarecer que a não realização do Proerd em São Ludgero nos últimos anos foi em razão da ausência de instrutor no 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM), todavia, em 2023 dois novos instrutores se habilitaram. Desta maneira, ao entrar em contato com a Gestão Municipal de São Ludgero no segundo semestre de 2023, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, prontamente se colocou à disposição para realizar o programa em 2024.

     O Proerd visa a prevenção de crianças e adolescentes em relação às drogas e violência e consiste em 10 encontros onde um ou mais policial militar desenvolve a importante missão de repassar informações importantes sobre os temas. O programa representa um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. Seu propósito é capacitar jovens estudantes, fornecendo-lhes informações e habilidades essenciais para uma convivência saudável, pautada pelo afastamento de drogas e violência, construindo uma sociedade mais saudável e segura.

        Participaram da reunião o Sub Comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar de Braço do Norte, Major PM Maycon Prudêncio Joaquim, o Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, Sargento PM Arcione Oenning Dacorégio, a Instrutora Proerd do 35º BPM de Braço do Norte, Cabo PM Ariella Mattei Nunes, o Instrutor Proerd do 35º BPM de Braço do Norte, Cabo PM Renê dos Santos Luciano, e a Secretária de Educação, Cultura e Esportes de São Ludgero, Júlia Pickler.

       A Secretária de Educação, Cultura e Esportes, Júlia Pickler, reforça que o programa faz a diferença na vida das crianças e jovens e com muita alegria recebeu a notícia que o mesmo iniciará a execução no município já no mês de março. “Ganha a comunidade de São Ludgero e as futuras gerações com o retorno da execução do programa. As portas da Secretaria sempre estiveram abertas. A reunião foi muito produtiva”, ressalta a secretária.

     O Comandante do Destacamento da Polícia Militar de São Ludgero, Sargento PM Arcione Oenning Dacorégio, enfatiza o grande esforço somado a parceria com a Secretaria de Educação do município de São Ludgero para novamente implantar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas. “O programa tem ênfase na prevenção ao uso de drogas e da violência, e com isso esperamos ajudar nossas crianças a seguir o caminho do bem”, resume

 
 
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.