19/02/2024 às 20h36min - Atualizada em 19/02/2024 às 20h36min
Pedido de impeachment de Lula após falas sobre Israel já tem quase 100 assinaturas
Pedido de impeachment
Foto: Dep. Carla Zambelli / Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Noventa e um deputados assinaram o pedido de impeachment do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, enviado à Casa Civil. O documento, que será protocolado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP), possui a maior aderência desde a volta de Lula ao poder, em 2023. Dentre os 91 signatários, 18 são da base do Governo.
O gatilho foi a declaração sobre o conflito entre Israel e Hamas, quando o presidente comparou a ação israelense com o Holocausto, perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. "O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou Lula durante o discurso.
Após o discurso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comunicou que Lula seria considerado uma persona non grata no país. Carla Zambelli, organizadora do pedido de impeachment concordou com a decisão: "Lula incentiva a injúria racial, e incorre em crime de responsabilidade previsto no art 5° da Constituição Federal, o que corrobora também com a fala do 1° Ministro de Israel que demonstrou de imediato seu veemente repúdio".
A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffman, considerou o protocolamento do pedido como uma "piada". "É só ver quem tá liderando a turma, a pistoleira Carla Zambelli, propagadora de fake news, ré no STF e investigada por ataques ao Judiciário", completou.
Reprodução: https://www.terra.com.br/noticias/pedido-de-impeachment-de-lula-apos-falas-sobre-israel-ja-tem-quase-100-assinaturas,d32f7bb9489c37f0d6c4cbdf691e8948kweo55we.html?utm_source=clipboard