01/05/2024 às 11h02min - Atualizada em 01/05/2024 às 11h02min
CBMSC recebe moção de aplausos por protocolo de atendimento a pessoas autistas
Iniciativa visa garantir que esses pacientes recebam cuidados adequados as suas necessidades específicas
divulgação CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi homenageado nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) com uma moção de aplausos, por meio da proposição do Deputado Estadual Julio Garcia. O reconhecimento foi concedido em virtude do desenvolvimento do Protocolo Operacional Padrão de Atendimento Pré-hospitalar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa, pioneira no estado, visa aprimorar os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, adaptando-os para melhor atender às necessidades específicas das pessoas com TEA. O protocolo desenvolvido estabelece alguns procedimentos específicos para lidar com emergências envolvendo autistas, tendo como intuito garantir um atendimento mais adequado e sensível às suas características.
O reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa destaca o compromisso do Corpo de Bombeiros com a inclusão e o bem-estar de todas as pessoas, independentemente de suas condições individuais. “Essa moção ressalta não apenas a importância do protocolo, mas também o esforço contínuo da instituição em aprimorar os serviços e buscando cada vez mais um atendimento de excelência à população”, ressaltou o comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira e presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMSC.
O protocolo desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa em Autismo e Neurodesenvolvimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) é um marco importante na área de atendimento pré-hospitalar e serve como exemplo para outras instituições em todo o país.
Além do tenente-coronel Henrique, estiveram presentes na Alesc também a sargento Ana Paula Souza de Freitas que é mãe de autista, a professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unesc, Cinara Ludvig Gonçalves, que desenvolve e lidera pesquisas sobre o TEA na universidade e o acadêmico Nathan de Souza Colonetti, membro do Laboratório de Pesquisa em Autismo da Unesc.
Texto: Edna Schmitz/CBMSC