A Câmara Municipal de Cocal do Sul está se unindo à causa de apoio às vítimas das intensas chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. A instituição se tornou um ponto de arrecadação para receber doações de itens essenciais, visando amenizar o sofrimento das famílias afetadas.
Dentre os itens solicitados estão água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, cobertores e materiais de higiene e limpeza. A população pode contribuir deixando suas doações, até o dia 10 de maio, na própria sede da Câmara, situada na Rua Ângelo Peruch, número 126, Centro, Cocal do Sul. O horário para entrega é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, e nas sextas-feiras, das 8h às 11h30.
Os números alarmantes divulgados pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul revelam a gravidade da situação. Até o último boletim,divulgado na manhã desta sexta-feira (03), foram confirmadas 31 vítimas fatais, 56 feridos e 74 pessoas desaparecidas em todo o estado. Além disso, cerca de 7.165 pessoas encontram-se em abrigos, enquanto outras 17.087 estão desalojadas, impactando 235 municípios.
A Polícia Rodoviária Federal também alertou para a complicada situação das estradas federais no estado, com 53 trechos bloqueados, sendo 39 de forma total e 14 parcial. As interdições foram causadas por diversos fatores, incluindo deslizamentos de terra, desmoronamentos e erosões, além de medidas preventivas devido a danos estruturais nas vias.
"Neste momento crucial, a solidariedade e ações concretas de apoio são essenciais para auxiliar as comunidades afetadas a se reerguerem diante dessa tragédia. São nossos esforços de união e solidariedade em prol do bem-estar coletivo, que farão a diferença na vida de milhares de pessoas que neste momento sofrem com perdas inestimáveis causadas pelas chuvas", declarou o presidente do Legislativo de Cocal do Sul, Gilson Clemes.
A campanha ocorre em parceria com o Governo Municipal que colocou outros pontos a disposição para doações. A destinação dos materiais deve ser realizada por uma empresa parceira no dia 11 de maio.