Você tem ou já teve um rádio antigo?
Certa vez eu ganhei um radinho de pilhas da minha bisavó, o qual havia sido de meu falecido bisavô. Algumas vezes, o som da estação permanecia com muitos ruídos, e isto dificultava compreender qualquer coisa. A música ficava horrível.
Qual era a solução? Sintonizar o rádio. Girar o botão, até sair o ruído e ter um som ‘limpo’. Aí sim, era possível ouvir o locutor ou apreciar uma boa música.
Sabe, esta é uma analogia para a sua e minha vida.
Quantos ruídos existem na sua vida? Ocasionando que você não consiga ‘ouvir’ a beleza no dia a dia? Ou, em outras palavras, o ruído impede que você faça boas escolhas, o deixa confuso e até decisões que seriam fáceis se tornam difíceis.
Deixe eu explicar melhor: Você já percebeu que nestes últimos meses houveram inúmeros ruídos? São inúmeras informações que recebemos e muitas delas opostas entre si. É a televisão, o jornal, facebook, instagram. Cada um com uma opinião, cada um com um interesse.
Em meio a este turbilhão de informações, você fica ansioso, estressado, amedrontado. Não sabe o que pensar ou fazer. Então, você paralisa e não avança. Mas, em grande parte, perceba que é ruído.
Quando você precisa tomar uma decisão, você costuma pedir conselhos para várias pessoas? Você, agora, possui inúmeras opiniões, mas não sabe qual escolher. Está mais confuso que no início? Aprenda: isto são mais ruídos.
Pedir conselho para uma pessoa sábia é melhor que ouvir uma dúzia de tolos. Pois o conselho sábio o ajudará. Por isto a Bíblia afirma: “O homem sábio sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância.” (Provérbios 13.16) A sabedoria elimina o ruído da sua vida.
Quero o ajudar com mais uma coisa importante e surpreendente, lá vai: Você não precisa saber sobre tudo. Ter opinião sobre política, economia, Big Brother, esportes, a vida da atriz X ou Y.
O que acreditamos ser conhecimento para fazer melhores escolhas é o ruim e desagradável RUÍDO. É apenas a tolice anunciando sua ignorância. Mais vale ser igual ao sábio que medita antes de falar e agir que soltar o verbo sem prudência.
Aprenda a silenciar os ruídos e você perceberá como a vida fica mais bela. Você se torna mais sábio. E, com isto, aprende a ouvir a beleza da música na vida.