31/10/2023 às 07h01min - Atualizada em 31/10/2023 às 07h01min

506 anos de reforma: Primeira Igreja Batista de Orleans

Entrevista: Pastor Junior

Primeira Igreja Batista de Orleans
 
 
 
Seguimos apresentando matérias exclusivas relacionadas a celebração dos “506 anos de história da Reforma Protestante”. Tivemos a oportunidade de conversar com Roberto Junior da Cunha Correa, Pastor Presidente da Primeira Igreja Batista de Orleans, que fica localizada na Praça Central de Orleans.

Nós preparamos uma série de perguntas que passamos a apresentar neste momento.
 
CS - Há quanto tempo está envolvido com a igreja?
Pastor Junior: - 15 anos como membro ativo e 1 ano e 7 meses como Pastor da igreja.
 
CS - Qual é a importância do Dia da Reforma Protestante para a sua comunidade? Como vocês celebram essa data?
Pastor Junior: - É um marco histórico o qual possibilitou mudanças na compreensão do que é cristianismo. Não celebramos a data, mas sim os valores transferidos e fazemos deles a nossa prática diária enquanto comunidade de fé.
 
CS - Quais os principais ensinamentos da Reforma que continuam a ser relevantes para a sua congregação nos dias de hoje?
Pastor Junior: - Os principais ensinamentos da Reforma foram seus fundamentos bíblicos e doutrinários, expressos em cinco princípios essenciais, estes, por sua vez acarretam relevância contínua em nossa congregação. Tais pilares, são os seguintes:

A precedência da Escritura em relação a qualquer outra autoridade religiosa (Sola Scriptura);

A prioridade e soberania da graça divina na salvação do ser humano (Sola gratia);

A necessidade e plena suficiência da obra redentora e reconciliadora de Cristo (Solo Christo);

A fé como a resposta primordial do ser humano à ação graciosa de Deus em Cristo (Sola fide);

A glória do Deus trino como o alvo supremo da igreja e dos cristãos (Soli Deo gloria). 


CS - De que forma a Reforma Protestante influenciou a dinâmica e o crescimento da sua igreja ao longo do tempo?
Pastor Junior: - A Reforma Protestante possibilitou o acesso ao conhecimento bíblico de igual forma para todos, direcionando a igreja de acordo com os ensinos e princípios das Escrituras.
 
CS - Na sua opinião, qual é o legado mais significativo deixado pela Reforma Protestante para a sociedade contemporânea?
Pastor Junior: - A ascensão do conhecimento para todos. Hoje, já não está restringido somente ao clero ou àqueles dedicados único e exclusivamente ao serviço religioso.
 
CS - Em termos de desafios atuais, como a sua igreja busca manter viva a mensagem da Reforma em um mundo em constante transformação?
Pastor Junior: - A mensagem que buscamos manter viva não é a mensagem da Reforma, mas sim a importância de voltar as fontes do Evangelho. A ideia reformista nos apresenta um homem em constante reformulação ou transformação. Ela é um processo contínuo na vida da igreja. O grande desafio para a igreja contemporânea, assim como o foi para a igreja de outras eras é preservar fielmente as convicções e valores duradouros do passado e, ao mesmo tempo, ter sensibilidade para com as dores e anseios do tempo presente, buscando tornar o evangelho de Cristo relevante para os dias atuais.
 
CS - Você poderia compartilhar uma experiência ou testemunho pessoal relacionado à Reforma Protestante que tenha impactado profundamente a sua fé ou o seu ministério?
Pastor Junior: - Hoje, tenho vivenciado a colheita de frutos daquilo que foi plantado lá atrás. A igreja desfruta de um evangelho ‘simples’, porém cheio do poder de Deus. Mesmo, com todas as falhas e imperfeições do ser humano, a igreja pertence a Cristo e, por isso, para mim, será alvo de interesse e cuidado com todo zelo que me cabe. Como pastor, luto por seu contínuo aperfeiçoamento, porém sem desprezar as conquistas e realizações legítimas do passado. Desta forma, lembro que a igreja somos nós, não algo separado de nós. Assim, para podermos reformar a igreja, precisamos, em primeiro lugar, reformar a própria vida, segundo os preceitos da Palavra de Deus.
 
CS - Há alguma mensagem ou reflexão que você gostaria de compartilhar com os leitores em relação à celebração da Reforma Protestante?
Pastor Junior: - Ser transformados/ reformados sempre será o nosso maior desafio, pois o objetivo é tornarmo-nos mais parecidos ao modelo de ser humano apresentado por Jesus. Ainda hoje, em pleno século 21, vemos que a igreja de Cristo consegue equilibrar tradição, reforma e inovação, comunicando-se de maneira efetiva com as novas gerações, mas sem abrir mão de toda a sua riqueza histórica.

 
 
Entrevistas Exclusivas: Um Olhar Profundo na Celebração

Durante o dia de hoje, 31 de outubro, se comemora a Reforma Protestante, estamos apresentado entrevistas exclusivas com líderes religiosos do município de Orleans que nos proporcionarão uma perspectiva única sobre os impactos duradouros da Reforma. Essas conversas enriquecem nossa compreensão sobre como os ideais revolucionários permanecem vivos até hoje, e também conhecer a perspectiva dos movimentos em nossa cidade.

Opinião: A Relevância Histórica da Reforma Protestante

Ao refletirmos sobre a Reforma Protestante, é impossível ignorar seu legado duradouro. Como afirmou o historiador Diarmaid MacCulloch em sua obra monumental "A Reforma: Uma História", que "a Reforma foi um dos eventos mais fundamentais na história do mundo ocidental, com consequências que continuam a ressoar em nossos dias". Os princípios de liberdade de pensamento, acesso à educação e a valorização da consciência individual foram fundamentais para a construção da sociedade moderna.

 

Por Canal do Sul
Colaboração Jornalista Luan Schmitz RP6500/SC

 
 

Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.