No dia 02 de setembro, segunda-feira, no Salão da Capela do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, às 19h30, será realizada a apresentação do audiovisual Preservação de Imaginária Sacra. A correta manipulação, acondicionamento e zelo desses bens culturais e religiosos serão temas abordados no audiovisual. Também a demonstração de ações básicas de preservação e conservação, bem como a identificação dos agentes de degradação e as principais medidas a serem adotadas para as imagens preservadas. O projeto cultural surgiu de uma carência de informações no município de Orleans, em relação aos cuidados com as imagens. Também existe uma carência de profissionais habilitados para conservação e restauração, sendo que algumas medidas podem evitar ou postergar uma restauração ou a perda definitiva de um bem religioso.
“Algumas igrejas do município têm imagens históricas e torna-se imprescindível que as pessoas que zelam por estas imagens saibam o que deve e o que não deve ser feito, para a sua preservação”, destaca Valdirene Böger Dorigon, integrante do projeto.
Após a apresentação do audiovisual, será realizada uma amostra prática de alguns problemas e soluções para a preservação de imagens Sacras.
O evento é aberto ao público e gratuito. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 02/2023 "Orleans audiovisual: Dote de uma Princesa", executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio do Departamento de Cultura de Orleans, sendo a Preservare a proponente.