31/10/2023 às 07h12min - Atualizada em 31/10/2023 às 07h12min

506 anos de reforma: Igreja Presbiteriana do Brasil de Orleans

Entrevista: Reverendo Rodrigo

Igreja Presbiteriana do Brasil de Orleans, localizada na R. São Francisco, 61 - Sala 2 - Barro Vermelho, Orleans - SC
 
 
 
Passamos a apresentar a nossa última entrevista, mas não menos importante. Tivemos a honra e a alegria de conversar com Rodrigo Aparecido Celestino de Campos, Reverendo da Igreja Presbiteriana do Brasil de Orleans.

Confira a mensagem apresentada pelo pastor: 



Nós preparamos uma série de perguntas que passamos a apresentar neste momento.
 
CS - Há quanto tempo está envolvido com a igreja?
Reverendo Rodrigo: - Desde 2007
 
CS - Qual é a importância do Dia da Reforma Protestante para a sua comunidade? Como vocês celebram essa data?
Reverendo Rodrigo: - Ela é importante não só para a nossa comunidade, mas para todas as igrejas que se dizem reformadas e a importância deste evento é que somos lembrados de questões essenciais da fé cristã, da centralidade de Cristo, das Escrituras Sagradas, da ação de Deus em chamar pessoas para o relacionamento com ele, da suficiência Dele em todas as coisas. São estes princípios que são inegociáveis em que a Reforma nos rememora, mas também termos um desafio ao olharmos para este marco na História e esta frase que foi elaborada pós reforma nos direciona  a vivermos em meio à um desafio: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (Gisbertus Voetius), de tradução “A Igreja é reformada e está sempre se reformando”, ou seja, temos o desafio constante de nos tornarmos à forma de Cristo, do que ele espera do seu povo dia após dia, através de meditação, da aplicação da palavra à nossa vida, de sujeição, arrependimento e obediência à Cristo, sermos mais parecidos com Ele, tornarmos cada vez mais a forma de Cristo em nossa maneira de ser, viver, pensar e agir. Isto é o que ele deseja da sua igreja. Este processo constante e diário, chamamos na Teologia como um processo de “Santificação” e isto é uma responsabilidade de todo aquele que foi alcançado pela graça, no privilégio, mas também no dever de responder este amor (graça) buscando uma santificação diária.
 
Em comemoração à Reforma, nós celebramos esta data através de uma série de mensagens neste mês de outubro que trabalha pontos essenciais deste movimento: REFORMADOS: A essência do que precisamos “SER”. Estamos trabalhando os 5 “Solas” que resumem as ideias principais da reforma: Sola Scriptura = Somente a Escritura; Solus Christus = Somente Cristo; Sola Gratia = Só a Graça; Sola Fide = Só a Fé; Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória.

 
CS - Quais os principais ensinamentos da Reforma que continuam a ser relevantes para a sua congregação nos dias de hoje?
Reverendo Rodrigo: - Creio que todos os ensinamentos, mas vou pegar um dos pontos que foram tocados na reforma, a centralidade da Palavra de Deus – “Sola Scriptura”. Ele é a fonte de tudo o que somos, de como devemos construir o pensamento sobre Deus, sobre nós mesmos, sobre o mundo, a perspectiva de toda a complexidade humana no que diz respeito a viver neste mundo.  Tudo o que precisamos, temos como base, direção e sustentação na palavra de Deus. Nenhum outro livro é mais importante e essencial do que as “Escrituras Sagradas”. Em meio a toda a construção história, o desenvolvimento do pensamento humano, cientificismo e toda esta evolução no que diz respeito a novos conhecimentos, novas possibilidades de aprendizado, ainda sim, para nós, o que é mais relevante e atemporal, suficiente e eficiente para o ser humano, seja em qual época for é a Palavra de Deus. Ela é atual, ela responde aos dilemas inclusive aos contemporâneos, e nela temos a instrução que precisamos para SER, VIVER aqui no presente.

Creio que um outro ponto que foi enfatizado pelos reformadores: Solus Cristo= Somente Cristo traz à tona algo importante ao mundo em que estamos vivendo. Em meio as crises, sofrimentos e toda a degradação humana, relacionamentos, violência, guerras, desigualdades, tudo o que estamos vendo no mundo no que diz respeito a este desiquilíbrio humano, psicológico, emocional e consequentemente espiritual, um dia terá um fim. Quando olhamos para a Reforma, lembramos da centralidade de Cristo, em ser o único caminho para a vida (salvação), libertação dos pecados e condução a vida eterna (paraíso). Jesus é aquele que veio para restaurar todas as coisas e ele iniciou isso com sua primeira vinda. Ele veio para restaurar o relacionamento de Deus com o ser humano, o que chamamos de salvação, mas não só na perspectiva futura, mas Cristo, para o presente é a esperança pois ele vai voltar novamente, e definitivamente restaurará por completo todas as coisas (Ap 21).  Para o cristão então, viver aqui, apesar de dificuldades, sofrimentos, mesmo envolto à tudo isso, ainda sim é possível uma vida de paz, alegria, confiança e segurança, Cristo gera esperança, alegria e paz apesar de estarmos envoltos à um ambiente de caos e instabilidade. Cristo nos traz a segurança que “todas as coisas serão restauradas”. Ele mesmo prometeu e está conosco todos os dias (Mt 28.20; At. 1.8); Por meio Dele, agora temos acesso a instrução que precisamos para termos sabedoria e capacitação para vivermos aqui (2Tm 3.14-17); Em Cristo, não precisamos mais ter medo da morte, pois aqueles que se renderam em vida à ele, desfrutarão do céu em sua presença (Lc 23.43), por isso, mesmo que por vários motivos viermos a ter a nossa vida cessada, isso já não é mais medo ou peso, mas tranquilidade, pois estaremos com Deus.


CS - De que forma a Reforma Protestante influenciou a dinâmica e o crescimento da sua igreja ao longo do tempo?
Reverendo Rodrigo: - Creio que a Reforma nos aponta novamente para Deus, sempre, não para homens, instituições, pessoas.  Ela rememora que o ser humano é falho e por conta deste coração corrupto, a todo tempo tenta distorcer, fragmentar, incorporar, sincretizar princípios e práticas à fé. Esta é a realidade do ser humano, mas o maravilhoso é entender que Deus não perdeu o controle do mundo, da igreja, e Ele SEMPRE vai encaminhar o seu povo à dinâmica da dependência, adoração e obediência. A reforma nos influencia a isso, este movimento mostrou que existe um Deus que se movimenta em toda a História para trazer o seu povo à essencialidade da fé, do relacionamento com ele. A reforma foi isso, trazer a igreja novamente a forma de Cristo.
 
E algo maravilho que diz respeito a dinâmica e crescimento. Todo este aspecto da fé, da adição de pessoas à comunidade cristã, esta possibilidade de compreensão, transformação e agregação de pessoas à igreja vem Dele, a reforma nos lembra isso. Somente Jesus, pela graça mediante a fé que é projetada em corações é que pode gerar novos corações, vida espiritual Dele, consequentemente pessoas que desejam segui-lo e isto traz em nosso coração uma paz, pois o que devemos fazer é desenvolver esta vida e testemunho à partir da Palavra, pregar esta palavra de maneira fiel à Deus, certos que haverá frutos, conversões e consequentemente um crescimento que o próprio Deus gera. Tira de nós a performance, tira de nós a perspectiva de uma capacidade humana para transformar vidas, mas toda a ação transformadora, potencializadora de transformar corações está em Deus, e o que precisamos fazer é sermos obedientes à Ele, desenvolvermos esta vida e dinâmica da igreja de maneira fiel à palavra e consequentemente os frutos virão, o crescimento irá acontecer, como vem acontecendo. Pessoas sendo geradas no Evangelho. Gosto de pensar através do livro de Atos, no princípio da igreja (At 2.42-47), a dinâmica dela era tão viva, dependente, centrada em Cristo e Sua palavra, o que causava um impacto profundo não somente dentro da comunidade mas também para as pessoas que não a conheciam este cristianismo que estava sendo difundido., o texto diz que a igreja estava 
 
⁴⁷ louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” Atos 2:47. A maneira dela viver era diferente, causava um impacto, o crescimento é consequência disso. Vitalidade, sinceridade, amor, compaixão, ética, e por aí vai, o impacto causado pela igreja que fazia com que ela se tornasse simpática à visão dos de fora. A Reforma nos mostra Deus, seu poder, a necessidade de vivermos em dependência e centrados na expressão da vontade Dele, a sua palavra e consequentemente esta vida e dinâmica centrada em Cristo, faz com que Deus acrescente dia a dia aqueles que serão salvos. A graça do Senhor que traz pessoas que gera novas vidas. O testemunho é a expressão externa da graça que gerou novos corações. Esta igreja estava vivendo isso e o impacto é surpreendente. 


CS - Na sua opinião, qual é o legado mais significativo deixado pela Reforma Protestante para a sociedade contemporânea?
Reverendo Rodrigo: - Creio que os reformadores apenas lembraram o que toda a humanidade em todo tempo precisa, Todos precisamos de Deus, todos apesar de muitos não entenderem e quererem, temos a necessidade de viver uma vida na perspectiva Dele, da graça, é o que uma sociedade precisa, é o que a igreja precisa. A História nos mostra este desvio da vida e dinâmica da igreja, acrescentando práticas, tirando a centralidade de Deus, de Seu ensino e projetando no homem a construção, capacidade, referência para uma sociedade melhor. O que os reformadores apontam é que todos estamos afastados de Deus, sujeitos a nós mesmos, corações que estão afastados de Deus ou mesmo de corações que estão sem Deus. Este legado que vem desde gênesis capítulo 3, onde ocorre a queda do ser humano, que os reformadores novamente lembraram. Toda esta desconstrução que não afetou somente o ser humano, mas anos depois da ascensão de Cristo, estava afetando a igreja é fruto de corações que estão afastados de Deus, carecem da graça do Senhor. Esta é a realidade direcionada por Deus à igreja na época bem como é uma expressão de um mundo pós queda, onde pessoas (sociedade) vivem os seus dilemas por decorrência deste afastamento de Deus, há um mal dentro do coração humano e somente quem pode solucionar é Cristo, com a Sua graça. O mal social, étnico, econômico, existencial, todas as calamidades, deformações, inconstâncias que estão presentes na sociedade e de alguma maneira tentam adentrar a igreja é por conta deste ser humano que está afastado de Deus. Esta corrupção humana, o que chamamos de depravação está presente no ser humano e consequentemente na sociedade, e o caminho para a solução é Cristo, Evangelho, a Graça de Deus.

A reforma nos lembra de Cristo (Deus, Criador, Salvador) e por meio dele a salvação é um start para que comece uma transformação de corações e consequentemente ações, que vão afetar a sociedade. A reforma nos mostrou o estado do homem, corrupto e a necessidade de Deus. A reforma influenciou movimentos posteriores que pegaram esses princípios e aplicaram de maneira mais concreta à dinâmica da sociedade, à dilemas contemporâneos. Um exemplo que podemos citar é um movimento chamado de “Neocalvinismo” que teve o seu princípio na Holanda, e teve como percursor Abraham Kuyper que refletiu a palavra de Deus e pensou nas esferas da sociedade, do estado, da política, e todo este movimento de Kuyper que influenciou outros cristão que ampliaram esta aplicação de Deus e sua palavra à questões da sociedade, cultura, filosofia, como exemplo, Francis Shaeffer, Herman Dooyeweerd.

 
CS - Em termos de desafios atuais, como a sua igreja busca manter viva a mensagem da Reforma em um mundo em constante transformação?
Reverendo Rodrigo: - Apesar de todas as transformações que acontecem, a centralidade de vida e ação da igreja sempre procura ter como referência a “Palavra de Deus”. Ela vai dar a leitura correta de nós, do mundo (suas fragilidades, seus dilemas, suas inconstâncias), como também cremos que a Palavra de Deus é capaz de orientar, conduzir, instruir pessoas sejam em qual tempo, sociedade e cultura que estão vivendo.
Manter-se vivo é manter-se com a base do que Cristo e Sua Palavra diz que somos. É viver em uma dinâmica de sujeição, orientação à esta Palavra em nossa vida. Manter-se vivo é viver em dependência à Cristo e seu poder em nós através de disciplinas de intimidade: oração, jejum, meditação, solitude. Manter-se vivo é compreenderque a essência (Palavra) não muda e não pode ser mudada, ela é quem sustenta e mantém viva a mensagem, mas a forma como comunicamos, como expressamos está fé pode sim dialogar com a sociedade que está em constante mudança, este é o exercício constante que a igreja deve fazer, que chamamos de “Contextualização”, mantém-se a “Essência” e reflete na “Forma” como vamos expressar, ensinar, compartilhar, esta mensagem atemporal que é o Evangelho de Cristo Jesus.

 
CS - Você poderia compartilhar uma experiência ou testemunho pessoal relacionado à Reforma Protestante que tenha impactado profundamente a sua fé ou o seu ministério?
Reverendo Rodrigo: - O impacto que pessoalmente e diariamente acontece em minha vida e ministério é a constante reflexão sobre a Graça de Cristo, e isto é maravilhoso e tem me feito ainda mais dependente de Cristo, ainda mais tranquilo no que diz respeito ao desejo de que pessoas se rendam à Jesus. Compreender a graça é entender que quem faz algo no coração, quem transforma, quem restaura, quem abre entendimento é Deus, e por isso eu não vou impor, pressionar, agir de maneira agressiva ou mesmo moralista com pessoas que não o conhecem, mas simplesmente o que eu preciso fazer é testemunhar e pregar, apresentar o convite da graça do Senhor Jesus certo de que pessoas vão ser tocadas por ela e certamente vão desejar viver com Cristo, se envolver na comunidade da fé, desejar ter o referencial de vida e prática delas à partir da Palavra de Deus, entender a necessidade primeira delas, antes de tudo que é Cristo (Mt 6.33).  Entendendo a que graça gera em meu coração paz, isto me impacta profundamente dia após dia e quanto mais me aprofundo nesta graça, mais ainda sou direcionado a amar pessoas e não julgá-las, a compreender pessoas em processo de construção e desconstrução pela graça que está operando nelas e entender a minha incapacidade de tentar fazer algo pela performance, pela intelectualidade, pelas minhas forças, pelo meu discurso ou retórica. A graça mostra a minha incapacidade mas também me mostra a potencialidade dela, por si só, pelo seu poder, de fazer algo que nenhum de nós poderíamos fazer, que é: “transformar vidas.”
 
CS - Há alguma mensagem ou reflexão que você gostaria de compartilhar com os leitores em relação à celebração da Reforma Protestante?
Reverendo Rodrigo: - Mediante a tantas distorções de pessoas e movimentos evangélicos, eu gostaria de fazer um convite a você para conhecer a fé Cristã mediante uma Igreja que deseja viver e pregar a Palavra de Deus. Pode ser que as suas experiências ou conhecimento de igreja esteja um pouco distorcida pelo referencial que você tem ou teve, mas gostaria de incentivar você a conhecer uma Igreja Histórica, conhecer este movimento Reformado, a compreender os princípios básicos que nortearam este movimento que são oriundos da própria Palavra de Deus, não foram invenções ou suposições humanas, mas o próprio Deus mostrando a necessidade da igreja e consequentemente uma sociedade que estava envolto à ela, de voltar a forma, a essência que é Cristo. O convite é que você conheça Cristo, que você ouça os ensinamentos Dele, que você aprecie a Sua Palavra. Tenho certeza que esta experiência que Deus proporcionará a você vai impactar para sempre a sua vida. O convite a você que nunca ouviu, viu, escutou uma pregação, um estudo, uma mensagem de uma Igreja Cristã Reformada é que faça este movimento, pois tenho certeza que muitos dos seus pré-conceitos que formam sua interpretação sobre igreja, vão cair por terra. A verdadeira comunidade da fé, do Evangelho, de Cristo, são pessoas que se reúnem para adorar a Deus, para aprender da Sua Palavra, para agradecer a Ele pelo que ele tem feito por nós e na dependência Dele, tentarmos ser melhores para o próprio Deus e para o próximo e vivendo a dinâmica da vida em todas as áreas que ela abrange na perspectiva do Evangelho. Caso queira saber um pouco mais, conhecer um pouco mais estamos à disposição. Nossas redes sociais e o nosso contato: https://www.facebook.com/ipborleans 

 

Entrevistas Exclusivas: Um Olhar Profundo na Celebração

Durante o dia de hoje, 31 de outubro, se comemora a Reforma Protestante, estamos apresentado entrevistas exclusivas com líderes religiosos do município de Orleans que nos proporcionarão uma perspectiva única sobre os impactos duradouros da Reforma. Essas conversas enriquecem nossa compreensão sobre como os ideais revolucionários permanecem vivos até hoje, e também conhecer a perspectiva dos movimentos em nossa cidade.

Opinião: A Relevância Histórica da Reforma Protestante

Ao refletirmos sobre a Reforma Protestante, é impossível ignorar seu legado duradouro. Como afirmou o historiador Diarmaid MacCulloch em sua obra monumental "A Reforma: Uma História", que "a Reforma foi um dos eventos mais fundamentais na história do mundo ocidental, com consequências que continuam a ressoar em nossos dias". Os princípios de liberdade de pensamento, acesso à educação e a valorização da consciência individual foram fundamentais para a construção da sociedade moderna.

 

Por Canal do Sul
Colaboração Jornalista Luan Schmitz RP6500/SC

 
 


 
 
Link
Tags »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.