21/07/2023 às 07h46min - Atualizada em 21/07/2023 às 07h46min

Iniciativa de professoras oportuniza que alunos tenham experiência aprofundada com o mundo das frutas, legumes e verduras

O ponto de partida foi quando as professoras Camila Ramos Cardoso, Isabel Cristina Ferreira e Isabela Alves, do CEI Dom Gregório Warmeling, trabalharam o poema chamado “Na horta da vovó” com os pequeninos

foto: Divulgação

    Os cinco sentidos dos alunos de 2 anos do Centro de Educação Infantil Dom Gregório Warmeling, que integra a Rede Municipal de Ensino de São Ludgero, foram estimulados ao terem a oportunidade de conhecer uma horta e aprofundar o contato com o mundo das frutas, legumes e verduras. Tudo teve como ponto de partida, uma iniciativa das professoras Camila Ramos Cardoso, Isabel Cristina Ferreira e Isabela Alves, ao trabalharem o poema chamado “Na horta da vovó” com os pequeninos em sala de aula.

     As práticas pedagógicas que despertaram a curiosidade das crianças resultaram em muitos aprendizados para a vida. O trabalho iniciou seu desenvolvimento em sala de aula com cestas de frutas, legumes e verduras, e os alunos observando a textura, cor, cheiro e sabor das mesmas. E, num segundo momento, tiveram a oportunidade de visitar a horta do Centro Educacional Professor Henrique Buss e aprofundar ainda mais o tema. Durante a visita, a coordenadora Marcia Lunardi, explicou sobre como a horta é adubada para que os alimentos crescessem fortes e saudáveis, para assim, posteriormente, serem consumidos pelos próprios alunos da escola junto com outros alimentos na merenda escolar.

        A coordenadora do CEI Dom Gregório Warmeling, Jaqueline Vieira Lessa, enfatiza que ao participarem de situações do convívio com a terra e seus elementos, as crianças nutrem relações de afeto com o ambiente natural e constroem diferentes conhecimentos. “Manusear plantas, legumes e verduras, sentir seu aroma, cor e formato, são possibilidades que desenvolvem os sentidos e enriquecem ainda mais o aprendizado”, pontua.

        Para a diretora do CEI Dom Gregório Warmeling, Maristela Tavares da Veiga, essas práticas pedagógicas fazem a diferença na aprendizagem e no dia a dia escolar. “Também parabenizo a equipe pelo trabalho e agradeço ao Centro Educacional Professor Henrique Buss por receber com carinho os nossos pequenos”.


Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.