12/09/2023 às 20h11min - Atualizada em 12/09/2023 às 20h11min

Prevenção de Deficiências: APAE de Cocal do Sul realiza conscientização em laboratórios do município

Objetivo é fazer com que o material sobre o assunto chegue até a todas as famílias, inclusive as que não usam os serviços do SUS.

foto: Divulgação

A APAE de Cocal do Sul segue com o trabalho de conscientização da Prevenção de Deficiências e na última semana, esteve visitando os laboratórios de análises clínicas do município, com o objetivo de distribuir materiais gráficos que abordam o tema.

"Todos os anos, costumamos levar a conscientização para as Unidades Básicas de Saúde e equipes que atendem através do SUS. Porém, observando a realidade do município, nos deparamos com uma parcela da população que tendo plano de saúde, não frequenta esses locais. Nisso, nasceu a ideia de adentrar os espaços de saúde que recebem este público, que no caso, são os laboratórios", explica a psicóloga e Coordenadora do Programa Prevenir, Laís Wasielevski.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências poderiam ser prevenidas com cuidados que estão ao alcance das pessoas. "Queremos alcançar cada vez mais famílias com a informação da prevenção. Os cuidados começam desde o planejamento da gravidez, passando pelos exames e atenções durante o período gestacional, até o parto e depois do nascimento da criança. Por isso esses materiais sendo deixados em mais ambientes de saúde, nos ajudam a espalhar a mensagem e alertar a população quanto a este tema", destaca a coordenadora.

No Brasil, o mês de agosto é considerado como o "mês de conscientização à prevenção de deficiências", mas Laís lembra que os cuidados das famílias e os trabalhos da APAE devem prosseguir o ano todo. "A APAE está de portas abertas para tirar todas as dúvidas e prestar todo auxílio. Temos conteúdos sobre o assunto disponíveis em nossas redes sociais e quem quiser, pode solicitar materiais impressos diretamente na instituição", finaliza.

Para acompanhar mais detalhes sobre o tema e demais ações, as redes oficiais da APAE são:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.