28/09/2023 às 22h25min - Atualizada em 28/09/2023 às 22h25min

ALESC aprova projeto de lei que inclui medidas de conscientização à saúde mental nas escolas catarinenses

O projeto foi aprovado em um mês bem representativo, o chamado “setembro amarelo”, de prevenção e conscientização ao suicídio

Ascom/Dep. Volnei Weber
 
 
 
“Inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate à depressão, à automutilação e ao suicídio no projeto pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino básico” - esse é o teor do projeto de lei de autoria do Deputado Estadual Volnei Weber (MDB) que foi aprovado na tarde desta terça-feira (26) durante Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa.

O projeto foi aprovado em um mês bem representativo, o chamado “setembro amarelo”, de prevenção e conscientização ao suicídio – uma triste realidade que atinge todo o mundo.

Em uma última pesquisa da Organização Mundial de Saúde, em 2019, foi apontado que são registrados anualmente mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sendo que, no Brasil, o número chega próximo a 14 mil. Outro dado alarmante é que o suicídio foi a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos de idade e, quase 100% dos casos estavam relacionados às doenças mentais, em especial, as não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.

“Esse projeto é uma forma de abordarmos sobre a saúde mental não apenas nas escolas, mas também nas famílias. Precisamos que esse assunto seja debatido com mais frequência para podermos preparar melhor nossos alunos, professores, servidores e também os pais. Sabemos que não é uma resposta única, mas acreditamos que esse trabalho na unidade escolar possa contribuir no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais para que os jovens possam lidar com a questão do bullying e cyberbullying”, explica o parlamentar.

Agora o projeto segue para sanção do Governador do Estado. 
--
Comunicação do Deputado Volnei Weber
LUCIANA PONS
 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.