11/01/2024 às 18h17min - Atualizada em 11/01/2024 às 18h17min

Unibave é parceira da 16ª Vindima Goethe 2024

A vinícola preparou para os convidados uma experiência completa

Foto: Ascom/Unibave
 
 
 

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) é uma das instituições parceiras da 16ª Vindima Goethe 2024, que teve a sua abertura na manhã desta quarta-feira, dia 10. A Vinícola Bianco, localizada na comunidade de Barracão, em Orleans, foi a sede da colheita simbólica que abre a programação, que aconteceu entre 13 e 28 de janeiro nas vinícolas da região dos Vales da Uva Goethe, no Sul de Santa Catarina.

“A Instituição é uma mola propulsora na cultura na nossa região. Sendo assim, é um momento muito especial de evidenciar a cultura Italiana em nossa Orleans, assim como relembrar como era a preparação antigamente, no caso da pisa”, disse o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, que lembrou que há equipamentos dos primeiros colonizadores no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, que é mantido pelo Unibave.

O reitor ainda destacou o fato do proprietário, Daniel Bianco, ser egresso dos cursos do Unibave, da importância de estar presente. “Temos a formação de excelentes profissionais que já estão no mercado de trabalho, como podemos destacar no dia de hoje o exemplo”, comentou.

“É uma alegria para nós receber esse evento. Nós não tínhamos esse costume cultural, e a partir de hoje também lançamos a primeira vindima de Orleans para agradecer pela colheita”, destacou o prefeito de Orleans, Jorge Kock.

A vinícola preparou para os convidados uma experiência completa, que iniciou com o passeio a bordo de um trator, até a parreira. Equipados com cestos, tesouras, e chapéu para se proteger do sol, os grupos participaram da colheita, e da pisa da uva, seguindo a tradição dos imigrantes que faziam isso no passado. Tudo ao som de músicas italianas do sanfoneiro Cleiton Carrer.

A família Bianco compartilhou suas memórias e detalhou como a colheita era realizada quando o patriarca deu início ao cultivo da uva e a produção do vinho. “Sediamos pela primeira vez a colheita simbólica, tradição já consolidada em outros municípios. Nós associamos a Progoethe em 2023, este é nosso primeiro ano na Vindima, temos certeza que esse movimento é importante para fortalecer o enoturismo e tornar a uva Goethe conhecida em todo o Brasil”, disse Daniel Bianco, administrador da vinícola.

O evento, exclusivo para convidados, autoridades e imprensa, ainda contou com outros representantes do Unibave, como a diretora de Cultura, Edina Furlan; da coordenadora do curso de Agronomia, Janaina Veronezi Alberton; a diretora do Museu ao Livre Princesa Isabel, Valdirene Böger Dorigon; e a coordenadora de Comunicação e Marketing, Daiane Meireles.

Experiência única e degustação de vinhos

Na vinícola, os convidados também puderam degustar os vinhos produzidos pelas vinícolas associadas a Progoethe, harmonizados com queijos artesanais da Queijaria Capannone, de Orleans e outros produtos locais. Uma experiência enogastronômica que encantou os convidados. “ Cada vez temos uma novidade na programação, vinícolas novas, nesse caminho tão lindo do enoturismo regional”, ressaltou Ivete Rodrigues, de Araranguá.

A Vindima celebra o trabalho e a dedicação dos produtores no campo durante o ano todo, que encerram um ciclo e entregam os frutos.  Durante o mês de janeiro, os visitantes podem aproveitar dessa atmosfera, vivenciar a colheita e curtir a programação especial nas vinícolas. Tem muitas opções, desde almoços harmonizados, passeio pelos parreirais, colheita da uva, cinema ao ar livre, exposições de arte, o Merendim (lanche típico italiano), pisa das uvas ao som de música típica Italiana.

Programação inicia neste sábado (13) e vai até 28 de janeiro

De 13 a 28 de janeiro, a Vinícola Casa Del Nonno, Vigna Mazon, Vinícola De Noni, Vinícola Trevisol, Vinícola Bianco e Vinícola Quarezemin, além da Pousada Vale dos Figos, em Urussanga, e a Pousada Imigração, em Pedras Grande oferecem experiências enogastronômicas aos turistas.

Na sexta-feira, dia 19 de janeiro, a Progoethe organiza com apoio do Governo Municipal de Urussanga, a missa para abençoar as mãos que colhem na Matriz Nossa Senhora da Conceição, às 18h30. Na sequência, às 19h30 a Vindima in Festa, evento aberto ao público para celebrar com os visitantes esse ciclo de amor pela terra e pela arte da vinificação. Com música, vinho e gastronomia.

Programação da Vindima está no https://www.valesdauvagoethe.com.br;

Reserve as experiências exclusivas: https://materiais.unesc.net/xvi-vindima-goethe

*Ascom/Antonio Rozeng/Unibave

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.