03/02/2024 às 09h40min - Atualizada em 03/02/2024 às 09h40min

​Eu preciso usar aparelho? | Por Dra. Marina Montegutti Coan

Confira o assunto trazido por nossa colunista

Dra. Marina Montegutti Coan | Colunista Canal do Sul
 
 
 
Essa semana trouxe um assunto comum nos consultórios: aparelhos dentários.

Muitas pessoas têm dúvidas se precisam ou não usar algum tipo de aparelho para melhorar o sorriso, sendo por estética, saúde física ou até problemas psicossociais.

As má oclusões (as mordidas erradas) podem interferir nas articulações, na mastigação, no modo de engolir e também de falar, que trazem problemas de autoestima e de saúde, e também aumentam as chances de problemas periodontais, cáries e traumas. Dentes tortos ou apinhados, mordida que não encaixa, espaços entre os dentes, mordida desalinhada, falta de algum dente e desejo de por implantes mas sem espaço, problemas ao comer e falar, são bons motivos para procurar o dentista e fazer uma avaliação do seu caso.

Em crianças e até adolescentes, ainda temos crescimento ósseo, assim, quando precisamos, podemos intervir com uso de Aparelhos Ortopédicos, estimulando ou "freiando" esse desenvolvimento de maxila e/ou mandíbula. São exemplos: Máscara de Petit, Expansores Palatinos e o AEB (o famoso freio).

Em adultos, o crescimento ósseo já cessou, então não conseguimos intervir da mesma forma nos ossos, aqui já precisamos utilizar de intervenções cirúrgicas, umas mais simples, outras mais complexas - como a ortognática. Se o problema for apenas dentário, podemos resolver com uma infinidade de opções - aparelhos metálicos, estéticos, alinhadores invisíveis e etc, que o paciente junto ao dentista conseguirá decidir.

Então assim, podemos melhorar a qualidade de vida dos pacientes com o uso de aparelhos em diferentes fases e se acordo com suas necessidades.

 
Escrito por Dra. Marina Montegutti Coan - Dentista em Orleans/SC
Colunista Canal do Sul
Saiba mais no perfil do instagram
 @marimcoan
Consultório: Whatsapp

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.