10/02/2024 às 12h50min - Atualizada em 10/02/2024 às 12h50min

O papel dos pais na educação dos filhos

Colunista Ana Paula Silva Volpato

Colunista Ana Paula Silva Volpato
 
 
 
Os pais exercem um papel fundamental na formação social e psicológica de seus filhos, abro uns parênteses para incluir os demais responsáveis como avós, padrasto, madrasta, ou seja, a ação parental tem consequências no comportamento dos filhos, assim, o papel dos responsáveis na educação, seja ela formal ou não, é fundamental.

A educação dos filhos é uma tarefa desafiadora e, muitas vezes, nem sempre fácil de cumprir, especialmente por conta do trabalho e das inúmeras funções acumuladas no dia a dia.

A educação, de acordo com a própria definição da palavra, é um processo contínuo de desenvolvimento do ser humano, possibilitando a formação e integração dele como cidadão na sociedade. Esse processo começa com os pais, pois eles são os principais responsáveis pela formação dos seus filhos.

Existe uma diferença entre escolarização e educação. A escolarização (conjunto de conhecimentos obtidos por meio da instituição escola) fica sob responsabilidade da escola e a educação (formação de caráter, valores e princípios) fica sob responsabilidade dos pais e família.

Em primeiro lugar, os pais precisam ter em mente que, de uma forma ou de outra, serão exemplos para os filhos. As crianças reproduzem o meio em que vivem e expressam em seu comportamento a forma de como os pais se relacionam com esse meio. O envolvimento da família na educação de seus filhos exige sintonia e constante diálogo para que todos estejam alinhados qual a melhor forma de educar.

Além de impor limites, ensinar a ter respeito, reconhecer e corrigir erros, os pais também devem marcar presença na vida dos filhos, assumindo o papel de incentivadores da criança ou adolescente. O suporte e acampamento diário, seja na realização tarefas escolares ou nas brincadeiras, se faz necessário para os filhos aprendam a lidar com suas rotinas.

As crianças observam o comportamento e atitudes dos pais, então, seja o melhor modelo possível, ao qual você gostaria que seus filhos seguissem.

 
Escrito por Ana Paula Silva Volpato - Psicóloga em Orleans/SC
Colunista Canal do Sul
Saiba mais no perfil do instagram
 @anapaulasilvavolpato
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.