27/07/2024 às 09h25min - Atualizada em 27/07/2024 às 09h25min

CIASCV promove debate sobre alzheimer, vacinação e saúde da pessoa idosa

foto: Divulgação
 
 
 


   A 26ª reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde nos Ciclos de Vida (CIASCV), realizada nos dias 24 e 25 de junho, em Brasília (DF) promoveu palestras, debates e proposições importantes acerca da saúde das pessoas idosas, adolescentes e do cenário do Sistema Único de Saúde (SUS).

  Coordenadas por Vânia Leite e Walquíria Cristina, as discussões foram iniciadas, na manhã de quarta-feira (24), com a exposição da enfermeira responsável pelo Projeto CAAD – Análise de Custos Associados à Demência pelo Programa de Suporte aos Cuidadores de Pessoas com Demência, Ceres Eloah Lucena. Na oportunidade, a enfermeira falou sobre a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências.

  Ainda sobre essa pauta, expuseram trabalhos e proposições a geriatra e presidente da Associação Brasileira de Alzheimer – Abraz, Flavia Bezerra; a presidente da Febraz e membro da CIASCV, Elaine Mateus e o representante de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária do Ministério da Saúde (MS), Francisco Noberto.

  A programação do dia contou ainda com discussão sobre as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) e Vacinação no Curso de Vida, com os convidados Eder Fernandes, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações e Lívia Pansera, presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal. A coordenadora da Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Sônia Venâncio, apresentou Minuta da Portaria da Política Nacional da pasta. 

  A manhã da quinta-feira (25) foi destinada ao debate sobre a implementação e impacto da Convenção Interamericana no sistema de saúde brasileiro. Para falar sobre o tema, foram convidados o Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (MDHC), Alexandre da Silva; a consultora nacional para o envelhecimento saudável da Coordenação da Equidade, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS, Cristina Hoffman; a coordenadora da Comissão Permanente de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos no COPEDPDI/CNPG, Cristiane Branquinho e o procurador de Justiça Cível do MP (PA) e presidente da AMPID, Waldir Macieira.

  O encerramento da 26ª reunião do CIASCV decorreu com o debate sobre o cenário e diretrizes da Análise Clínica nos Ciclos de Vida no Âmbito do SUS, com os expositores, Maria Menezes, presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínica; Paulo Boff, professor do departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC e representante do Ministério da Saúde. A COBAP foi representada pelo secretário-geral e membro do CIASCV, Luiz Legñani.
 
 
 
 



Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.