13/01/2023 às 12h06min - Atualizada em 13/01/2023 às 12h05min

Por que remover o siso (dente do juízo?)

Motivos que fazem nós dentistas considerarmos a extração desses dente

Olá leitores!

Os dentes “do juízo”/sisos/terceiros molares são uma grande questão dos pacientes no consultório. Algumas pessoas são sortudas (e também temos o mito de quem não tem o siso é mais “evoluído” - é questão de genética mesmo). 

Mas todos nós devemos removê-los? . Não! Eles podem permanecer na boca se não comprometem o alinhamento dos outros dentes, não atrapalham a mastigação e a respiração e não tiverem nenhum dos motivos que vou citar a seguir.

Motivos que fazem nós dentistas considerarmos a extração desses dentes:

1) doenças periodontais

Sabe aquela gengiva que fica em cima do dente do juízo quando ele está nascendo? Então, caso ela não se rompa completamente ou não consiga romper, pode causar Pericoronarite, pois os alimentos ficam ali, além de mordermos em cima dessa gengiva. Então, muitas bactérias podem ficar no local, causando inflamações e até mau cheiro;

2) cistos e tumores 

A presença de lesões em volta do dente, faz com que seja recomendada sua remoção, até para podermos realiza biópsias caso necessário (algumas lesões podem “comer” o osso ao redor do dente e/ou serem malignas);

3) chance de fratura de mandíbula 

Os sisos inferiores, por ficarem próximos ao ramo da mandíbula, aumentam as chances de fratura/quebra pois diminuem a  (no exército, por exemplo, é exigido que os soldados tenham uma panorâmica, caso tenham sisos, têm que ser feita a extração dos mesmos).

Por isso, vá ao dentista para sanar dúvidas em relação aos sisos, às vezes podemos não ter dor ou algum outro sintoma na região, mas algo pode estar acontecendo e precisamos realizar a cirurgia.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.