11/02/2023 às 13h40min - Atualizada em 11/02/2023 às 13h40min

ITR OU IPTU O que pagar? | Por Dr. Eduardo Bastos

Colunistas Eduardo Bastos Moreira Lima aborda mais um tema importante em sua coluna

Dr. Eduardo Bastos

Dr. Eduardo Bastos

Advogado, Geógrafo, especialista em Direito Ambiental e em Políticas Publicas e Governamentais

- CANAL DO SUL
Dr. Eduardo Bastos
 
 
 
Imagine você ter um imóvel rural localizado em uma área de expansão urbana e a prefeitura iniciar a cobrança do IPTU. O que fazer?

Quem tem um sitio sabe que o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) é que comprova a regularidade do cadastro do imóvel no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR). 

Para sua emissão, é cobrada uma taxa anual, indispensável para a realização de transações e registros referentes ao imóvel, mas não se trata de um imposto.

O tributo devido pelo imóvel rural é o ITR, cobrado pela Receita Federal e recolhido aos cofres da União, enquanto o IPTU( imposto predial territorial urbano) é o imposto cobrado pelas prefeituras para os imóveis em área urbana ficando esse valor recolhido aos cofres municipais.  

Vale dizer que não são cumulativos, ou seja, o proprietário paga o IPTU ou o ITR.

Mas qual pagar afinal?

O Artigo 15 do Decreto-Lei nº 57 de 18 de novembro de 1966 diz que “ o imóvel localizado em zona urbana, mas com exploração extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial, fica sujeito à incidência do ITR.”
Assim  mesmo que o imóvel esteja situado em área urbana ou de expansão urbana  a doutrina utiliza o critério da destinação econômica dada ao imóvel em detrimento à localização do bem para definir a forma como o imóvel deve ser tributado.

Com relação a legislação assegura o CCIR a todos os imóveis destinados à atividade rural, independentemente da localização. Porém, as informações para o cadastro são declaratórias e não há exigência de atualização anual.
Neste sentido para fins de possível isenção de IPTU prevista em lei municipal, cabe também ao particular comprovar que a área preenche os requisitos da lei através de processo administrativo.

 
 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldosul.com.br/.