Essa semana trouxe um assunto comum nos consultórios: aparelhos dentários. Muitas pessoas têm dúvidas se precisam ou não usar algum tipo de aparelho para melhorar o sorriso, sendo por estética, saúde física ou até problemas psicossociais.
As má oclusões (as mordidas erradas) podem inteferir nas articulações, na mastigação, no modo de engolir e também de falar, que trazem problemas de auto-estima e de sáude, e também aumentam as chances de problemas periodontais, cáries e traumas. Dentes tortos ou apinhados, mordida que não encaixa, espaços entre os dentes, mordida desalinhada, falta de algum dente e desejo de por implantes mas sem espaço, problemas ao comer e falar, são bons motivos para procurar o dentista e fazer uma avaliação do seu caso.
Em crianças e até adolescentes, ainda temos crescimento ósseo, assim, quando precisamos, podemos intervir com uso de Aparelhos Ortopédicos, estimulando ou "freiando" esse desenvolvimento de maxila e/ou mandíbula. São exemplos: Máscara de Petit, Expansores Palatinos e o AEB (o famoso freio).
Em adultos, o crescimento ósseo já cessou, então não conseguimos intervir da mesma forma nos ossos, aqui já precisamos utilizar de intervenções cirúrgicas, umas mais simples, outras mais complexas - como a ortognática. Se o problema for apenas dentário, podemos resolver com uma infinidade de opções - aparelhos metálicos, estéticos, alinhadores invisíveis e etc, que o paciente junto ao dentista conseguirá decidir.
Então assim, podemos melhorar a qualidade de vida dos pacientes com o uso de aparelhos em diferentes fases e se acordo com suas necessidades.